AGU garante pregão para ampliação do terminal do Aeroporto de Guarulhos para Copa de 2014
A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu na Justiça a realização do pregão para ampliação do terminal do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A obra faz parte do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) e precisa ser concluída a tempo para a Copa do Mundo de 2014.
A legalidade do pregão eletrônico realizado pelo Ministério da Defesa para ampliação do terceiro terminal do aeroporto estava sendo questionada em ação, mas a Procuradoria Regional da União na 1ª Região (PRU1) demonstrou que todo processo foi feito de acordo com a Lei nº 10.520/02, que instituiu o pregão para aquisição de bens e serviços comuns na administração pública.
O Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon) alegava que o serviço de terraplanagem não seria comum e por isso não poderia ser contratado por meio de pregão. A PRU1 rebateu o argumento e ressaltou que a lei permite que os serviços de engenharia sejam licitados por pregão. A norma proíbe apenas a realização de obras nessa área. A Procuradoria lembrou ainda que a jurisprudência do Tribunal de Contas da União também funciona nesse mesmo sentido e que a suspensão pode causar prejuízos à União, com atraso de prazos para entrega do terminal de passageiros.
Os advogados da União afirmaram que o pregão realizado para contratação de serviços de terraplanagem e fornecimento de material rochoso para preparação de terreno pelo ministério foi legal O Tribunal Regional Federal (TRF1) acolheu a defesa da AGU e suspendeu a decisão de primeira instância concedida ao Sinicon pela 4ª Vara do Distrito Federal.
Fonte:
AGU
01/07/2011 17:03
Artigos Relacionados
AGU e Infraero garantem obra em terminal do Aeroporto de Guarulhos
Aeroporto de Confins inicia 2ª etapa das obras de ampliação do terminal de passageiros
Aeroporto de Manaus (AM) recebe operação preparatória para Copa do Mundo 2014
Planejamento garante os recursos para Copa de 2014
Copa 2014 - Infraero publica edital para contratar projetos de ampliação de Viracopos
Ministério das Cidades garante R$ 8 bi para financiar obras da Copa 2014