AGU valida licitação para instalação de câmeras de segurança nos estádios brasileiros
A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, na Justiça, a manutenção dos procedimentos de contratação de empresa de câmeras de segurança para estádios de futebol brasileiros. As câmeras serão usadas para garantir a segurança dos jogos de futebol nos principais locais de competição, principalmente durante a Copa 2014, em que pessoas de diversas nacionalidades estarão concentradas no país para acompanhar o mundial.
O processo de licitação foi interrompido por causa de uma ação ajuizada pelo Consórcio Segurança nos Estádios, formado pela Seal Telecom Comércio e Serviços de Telecomunicações, Panavídeo Tecnologia Eletrônica Ltda e Marchand Controle de Acessos e Automação Comercial, que exigiam a reabilitação das empresas no certame.
Segundo o consórcio, a desclassificação ocorreu por falta de assinatura de responsável técnico em toda a documentação, que foi substituído por rubrica. Na ação, as empresas alegaram que a posição do Ministério dos Esportes configura excesso de formalismo.
A Procuradoria Regional Federal da 1ª Região (PRF1) esclareceu que, ao contrário do que foi alegado, a desclassificação ocorreu por falta de apresentação de seis itens exigidos no edital.
Além disso, a AGU explicou que o edital em nenhum momento exige que técnicos da empresa assinem todos os documentos, até porque, isso não interfere na finalidade do procedimento de contratação.
A 20ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal concordou com os argumentos apresentados e manteve a posição administrativa do Ministério dos Esportes de manter as empresas fora do concurso. A PRF1 é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.
Fonte:
AGU
17/02/2011 18:34
Artigos Relacionados
AGU valida pregão eletrônico para segurança universitária
Senadores cobram instalação de banda larga nos estádios da Copa das Confederações
Sistema de vigilância por câmeras reforça segurança em São Paulo
Câmeras de monitoramento reforçam a segurança nas 84 estações da CPTM
Câmeras de monitoramento reforçam segurança nas 84 estações da CPTM
Licença ambiental de instalação pode ser obrigatória em edital para licitação de obra pública