Água para Todos contemplará 8 mil famílias no Ceará



Quase oito mil famílias cearenses, moradoras de comunidades rurais dispersas de cinco municípios do semiárido, passarão a ter acesso a água assegurado por meio de cisternas de consumo humano. Na primeira semana de abril os reservatórios do programa Água para Todos começarão a ser instalados sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) – que já levou os equipamentos para quase 100 mil famílias no sertão de Alagoas, Sergipe, Bahia, Piauí, Maranhão e Minas Gerais.

De acordo com o coordenador do programa na Codevasf, Elton Silva Cruz, esta será a primeira leva de reservatórios implantados pela Companhia no Ceará. Os recursos investidos são de aproximadamente R$ 39,5 milhões. As quase oito mil famílias beneficiadas vivem e produzem em localidades rurais difusas dos municípios de Carnaubal, Crateús, Poranga, Quiterianópolis e São Benedito.

De acordo com Jaime Fonseca Filho, coordenador do Comitê Gestor Municipal de São Benedito (CE), praticamente metade da população local, cerca de 22 mil pessoas, será beneficiada com a entrega de aproximadamente 2,8 mil cisternas, das quais 12 vão para escolas e três para postos de saúde. Atualmente, é preciso caminhar 38 quilômetros para se conseguir água potável. “Os beneficiários estão sendo capacitados e a expectativa é muito grande. O programa vai melhorar muito a vida das pessoas”, afirma o coordenador.

O contrato inclui o fornecimento, o transporte, e a instalação das cisternas. Essa ação faz parte dos contratos para a instalação das cisternas que a Codevasf formalizou no final de janeiro deste ano dentro do Água para Todos – uma ação continuada iniciada em 2011 com previsão de execução para até o final de 2014, voltada para famílias incluídas no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.

Simplicidade, resistência e vedação

Os reservatórios que serão implantados pela Codevasf no Ceará para acumulação de água da chuva são de polietileno, com capacidade de 16 mil litros. As cisternas têm entre suas principais características a simplicidade do processo de instalação, a resistência e a vedação do armazenamento.

O abastecimento ocorre durante os períodos chuvosos: a água da chuva é aparada no telhado do local beneficiado e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Com a observância de cuidados básicos – que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos – a água é própria para saciar a sede e para o preparo de alimentos. Nas localidades em que a estiagem tem sido mais severa, as cisternas estão permitindo que os beneficiados guardem com segurança a água provida por carros-pipa. A vida útil do equipamento é estimada em 30 anos.

“A instalação dessas cisternas tem por objetivo garantir segurança hídrica a famílias residentes em áreas rurais dispersas que se encontram em situação de extrema pobreza ou pobreza, e sem outra forma de acesso à água. Essa quantidade de água pode suprir a demanda associada às necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem superiores a seis meses”, explica o coordenador do Água para Todos na Codevasf, Elton Silva Cruz.

Ação prossegue em outros estados

Além das 7.956 famílias cearenses que começarão a ter cisternas nos terreiros de suas casas, outras 60.405 famílias moradoras de comunidades rurais difusas do semiárido de Minas Gerais, Piauí, Pernambuco, Bahia e Sergipe também ganharão acesso a água por meio da execução da Codevasf do programa Água para Todos. Os contratos foram formalizados em janeiro. Eles têm por objeto fornecimento, transporte e instalação das cisternas, e somam investimentos de R$ 312 milhões.

Até o final da execução desta etapa do programa, a Codevasf deverá concluir a instalação de cerca de 200 mil cisternas. O programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI), integra o Plano Brasil Sem Miséria e reúne um conjunto de ações do governo federal que busca universalizar o acesso e uso de água para consumo humano e para a produção agrícola.

Até o momento, no âmbito de todo o programa Água para Todos – cuja execução envolve outros quatro ministérios e quatro órgãos federais, sob coordenação do MI – mais de 2,5 milhões de pessoas foram contempladas com a instalação de tecnologias diferenciadas de acesso à água. Mais de 497 mil cisternas, 399 sistemas coletivos de abastecimento, 181 poços, 1.387 kits de irrigação e 478 barreiros já foram instalados pelo programa.

Fonte:
Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba



24/03/2014 16:11


Artigos Relacionados


Programa Água para Todos levará água potável para mais de dez mil famílias do Amazonas

Dilma entrega obras do 'Água para Todos' e máquinas, no Ceará

Água para Todos vai beneficiar 3 mil famílias no Rio Grande do Sul

Programa Água para Todos vai atender famílias alagoanas

Famílias recebem cisternas do programa Água para Todos

Água para Todos beneficia mais 60 mil famílias em cinco estados