Alberto Silva quer investimentos chineses no Piauí



O senador Alberto Silva (PMDB-PI) pediu nesta sexta-feira (12) a inclusão dos trabalhos de recuperação da ferrovia Teresina-Luis Correa e do porto de Luis Correa entre os projetos que poderão receber investimentos chineses, segundo entendimentos mantidos com o presidente da República Popular da China, Hu Jintao, em visita ao Brasil.

Com a recuperação da ferrovia e do porto, previu, o Piauí poderia ampliar suas exportações de soja e ainda vender ao exterior combustíveis de origem vegetal, como o álcool hidratado e o biodiesel. Ele observou que a China tem interesse nesses produtos, por ter assinado o Protocolo de Kyoto, que estipula a redução da emissão de gases tóxicos na atmosfera.

A seu ver, o Piauí poderia vir a aproveitar os rios e as terras disponíveis para produzir álcool no território entre Teresina e Parnaíba, servido pela ferrovia. Além disso, observou, investimentos em hidrovias poderiam garantir o transporte de soja do sul do estado para Teresina, onde o produto seria industrializado e enviado para exportação pelo porto de Luis Correa.

- Que o nosso Piauí leve uma fatia desse desenvolvimento promissor que estamos enxergando - sugeriu Alberto Silva.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) lembrou que os trabalhos de ampliação do porto de Luis Correa estão adiantados e que deveriam ser concluídos. O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) ressaltou o papel de Alberto Silva na aproximação do Brasil com a República Popular da China e na elaboração do programa de produção de biodiesel, transformado em prioridade pelo governo federal.



12/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alberto Silva defende refinaria no Piauí

ALBERTO SILVA: PPA NÃO TEM PROPOSTA PARA DESENVOLVIMENTO DO PIAUÍ

ALBERTO SILVA CONTESTA PPA NO TOCANTE AO PIAUÍ E AO NORDESTE

ALBERTO SILVA PREVÊ NEGÓCIOS DA CHINA COM O PIAUÍ

ALBERTO SILVA PREVÊ NEGÓCIOS.DA CHINA COM O PIAUÍ

ALBERTO SILVA REMEMORA FATOS DA POLÍTICA DO PIAUÍ