Alcântara defende reivindicações do Fórum dos Festivais de Cinema
O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), defendeu as reivindicações apresentadas no início deste mês, em reunião na comissão do Fórum dos Festivais de Cinema. Na reunião, representantes da entidade solicitaram maior atenção dos governantes, da classe política e de outros setores da sociedade para a eficácia dos festivais na promoção e no fortalecimento da produção audiovisual.
O Fórum dos Festivais, informou o senador, reúne os principais eventos audiovisuais do país, garantindo, todos os anos, a exibição de filmes brasileiros de curta, média e longa-metragem, além de vídeos, documentários e outras produções para mais de um milhão de espectadores. O fórum, disse o senador, também tem sido responsável pela ampliação do espaço para os filmes brasileiros no mercado internacional, com a promoção de festivais nos Estados Unidos e na Europa.
Os representantes do fórum na reunião da CAE, entre eles o presidente da entidade, Antônio Leal, argumentaram, segundo Alcântara, que embora o cinema nacional tenha sido contemplado com diversas ações governamentais, o fórum tem ficado a margem dessas políticas. Eles ressaltaram que numerosos filmes de longa-metragem e mais de cem obras de curta e média duração, produzidos todos os anos, não são apresentados ao público, a não ser em festivais.
Alcântara ressaltou o papel democratizador do fórum, ao levar o cinema nacional a um público que de outra forma não teria acesso a essas produções. Além disso, acrescentou, filmes nacionais que não foram lançados comercialmente têm a chance de ser premiados e ovacionados por milhares de pessoas nos festivais.
25/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cinema brasileiro em festivais na França e Rússia
Senadores querem incentivar festivais de cinema
Festivais de cinema da Costa Rica têm inscrições abertas
Abertas inscrições de projetos de patrocínio a festivais de cinema
Abertas inscrições para festivais de cinema em Guadalajara
Inscrições abertas para festivais de cinema em Chicago (EUA) e no Rio de Janeiro