Alcântara pede medidas para incentivar o hábito da leitura



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) defendeu o barateamento do "objeto" livro e o incremento de bibliotecas comunitárias como medidas necessárias para incentivar o hábito da leitura entre crianças e jovens. Ele disse ainda que o projeto de lei instituindo o Dia Nacional do Livro representa um passo importante no sentido de estimular a formação de "grandes leitores" no Brasil.

Alcântara afirmou que a pouca familiaridade dos brasileiros com a leitura é a principal causa do chamado analfabetismo funcional, em que a pessoa, mesmo tendo aprendido a ler, não faz uso dessa habilidade. O incentivo à leitura desde a infância, na opinião do senador, é a melhor maneira de garantir que a alfabetização seja duradoura.

O senador ressaltou que a importância do incentivo ao hábito da leitura dentro das comunidades está na formação de pessoas livres, inteligentes e críticas. Ele citou declaração do escritor Alberto Manguel, de que a leitura é vista como algo perigoso por muitos governos, uma vez que a sociedade se torna mais poderosa na medida em que lê.

O parlamentar elogiou os programas nacionais de Incentivo à Leitura e do Livro Didático, ambos promovidos pelo Ministério da Cultura, enaltecendo também o trabalho dos educadores brasileiros, que têm a difícil tarefa de promover o hábito da leitura num país em que o acesso a livros é seletivo.

20/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA: É PRECISO FORMAR HÁBITO DA LEITURA NO PAÍS

Alcântara quer incentivar a leitura no país

Doação de jornais pode contribuir para o hábito da leitura

Ministério da Saúde lança campanha para incentivar hábito de lavar as mãos nas escolas

Estudante aponta o hábito de leitura como segredo do sucesso

ALCÂNTARA PEDE MEDIDAS PARA EVITAR ÓBITOS MATERNOS