Alckmin autoriza compra de 22 VLTs para a Baixada Santista
Previsão é que o primeiro veículo leve sobre trilhos comece a circular em maio de 2014, entre Santos e São Vicente
O governador Geraldo Alckmin assinou nesta sexta, 21, em Santos, a autorização para compra de 22 Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) para a Baixada Santista. O investimento do Governo do Estado na aquisição é de R$ 251.887.649,31. O primeiro trem deve começar a operar em maio de 2014 no trecho de 11 km entre o terminal Barreiros, em São Vicente, e o Terminal Porto, em Santos.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
Ao mesmo tempo, está sendo lançado o edital da obra física. "Estamos correndo com tudo simultaneamente, 100% bancado pelo Governo do Estado, não tem nada de recurso privado. A primeira etapa são 11 km, inclusive com ciclovias. É uma requalificação da paisagem urbana", destacou o governador.
Os VLTs fazem parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), empreendimento do Governo do Estado gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). A entrega de todos os trens deve ser concluída até abril de 2015.
Os trens têm capacidade para 400 usuários. Cada VLT terá 2,65m de largura por 44m de comprimento, divididos em sete módulos. Serão equipados com ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.
Do Portal do Governo do Estado
12/21/2012
Artigos Relacionados
Governo autoriza nesta 6ª compra do primeiro VLT que vai operar na Baixada Santista
Senado autoriza empréstimo para recuperação ambiental da Baixada Santista
Governador autoriza obras na Baixada Santista
Estado assina compra de imóveis na Baixada Santista
(Flash) - Alckmin libera recursos para a área habitacional na Baixada Santista
Alckmin libera R$ 37,6 milhões extras para ajudar hospitais filantrópicos da Baixada Santista