Alckmin inaugura Projeto Joaninha no Parque Fontes do Ipiranga



Governo também assinou convênio com Condeca e ACSP

Parque Estadual Fontes do Ipiranga (PEFI), na zona sul da Capital. Durante o evento, o governador assinou o Termo de Convênio entre o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca) e a Associação Comercial do Estado de São Paulo (ACSP) para a implantação da segunda fase do Projeto Envolver.

O Projeto Joaninha é uma parceria da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e o Ballet Stagium. A idéia do projeto é levar a crianças e jovens de 7 a 16 anos, alunos de escolas públicas da periferia da cidade, cidadania, estudo e profissionalização por meio da dança, do teatro, dos esportes e de uma série de atividades musicais e culturais. Também busca descobrir e desenvolver talentos para a dança. “Através da dança e da cultura estamos incluindo socialmente esses jovens”, disse o governador. Ele lembrou que nesse espaço já funcionou uma grande unidade da Febem. “Aqui já tivemos a Febem e hoje é um projeto educativo e cultural. Assim vamos manter essas criança e jovens longe dos conflitos com a lei”.

O Parque Fontes do Ipiranga já proporciona a seus freqüentadores diversas atividades esportivas, músicais, de expressão artística e corporal, atividades socioeducativas, cursos de fotografia, cidadania e geração de renda, por meio da panificação, confeitaria, marchetaria e reciclagem de papel.

Alckmin destacou a importância de parcerias para a realização de projetos com esse. “Aqui no parque tivemos parcerias para reforma de quase todos os pavilhões. Já está em funcionamento o Poupatempo, o Senac, temos um conjunto de programas para a terceira idade, 1.000 crianças no After School, um programa de complementação escolar, e 300 jovens do projeto Ação Jovem”. Alckmin informou também que o parque Fontes do Ipiranga é um dos quatro equipamentos do Estado onde funciona o Projeto Noite Esportiva, que proporciona esporte e lazer para a população durante a noite.

Com a reforma de um galpão de 500 metros quadrados, existente no PEFI, de responsabilidade da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), o Projeto Joaninha poderá receber mais 100 alunos. Hoje, são atendidos 150 jovens na sede do Ballet. A SEADS coordena a Rede Social São Paulo, que reúne 31 fundações, institutos e entidades sociais comprometidas com a articulação de ações que visem o aprimoramento social.

Neste espaço foram investidos R$ 400 mil para reforma e implementação do ambiente. O montante foi custeado pelo Instituto Camargo Corrêa, que investirá outros R$ 290 mil para garantir o primeiro ano de funcionamento da unidade.

Convênio Condeca

O convênio assina

12/22/2005


Artigos Relacionados


Parque Estadual das Fontes do Ipiranga será demarcado pela Fundação Itesp

Lazer: Parque Estadual Fontes do Ipiranga oferece atividades e cursos gratuitos

Lazer: Parque Estadual Fontes do Ipiranga oferece atividades e cursos gratuitos

Evento: 1º Festival de Integração Nipo-brasileiro no Parque Estadual Fontes do Ipiranga – PEFI

Evento: 1º Festival de Integração Nipo-brasileiro no Parque Estadual Fontes do Ipiranga – PEFI

Evento: 1º Festival de Integração Nipo-brasileiro no Parque Estadual Fontes do Ipiranga - PEFI