Alckmin participa de caminhada pelo fim do sedentarismo



Agita Mundo aconteceu simultaneamente em diversos países das Américas, Europa e África

00:00 / 00:00

O governador Geraldo Alckmin participou neste domingo, 7 de abril, da 12ª Caminhada Agita Mundo, promovida pela Secretaria da Saúde, na Avenida Paulista. Com o tema "Atividade física sem barreiras", o evento tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos do sedentarismo e foi o ponto de partida para quem ainda não pratica nenhum tipo de exercício no dia a dia.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A concentração para a grande caminhada foi atrás do Masp. Ao chegar o governador Geraldo Alckmin afirmou que o exercício faz muito bem para a saúde do corpo e da mente, e que hoje o sedentarismo mata mais que o cigarro, segundo estudo da Organização Mundial de Saúde. "É um dia voltado à caminhada, á pratica de esporte, à movimentação física, a mexer o corpo e milhares de pessoas estão aqui dando esse grande exemplo".

O governador foi caminhando até a Assembleia Legislativa. Ao chegar, discursou em cima do trio elétrico e lembrou que o Agita começou em São Paulo, e hoje acontece em 80 cidades do Estado e em 34 países dos cinco continentes, no Agita Mundo. "Esse é o melhor antidepressivo que existe, porque libera substâncias químicas no cérebro que melhora a atividade cerebral além da atividade física".

O movimento acontece simultaneamente em diversos países das Américas, Europa e África, e em pelos menos 36 cidades paulistas. A data marca, também, o Dia Mundial da Saúde (7/4), e o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Estadual da Saúde (6/4).

Programa

O Agita Mundo é um programa que nasceu em São Paulo, conhecido originalmente como Agita São Paulo, e desde 2002 foi adotado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como referência em ação de promoção da saúde. No mesmo ano, São Paulo passou a ser o único estado com a data oficial no seu calendário. A OMS aponta o comportamento sedentário como responsável pela morte de cerca de 3,2 milhões pessoas por ano em todo o mundo.

Nessa edição, os participantes de todo o mundo serão orientados sobre a hipertensão, doença crônico-degenerativa, que pode levar a morte. O primeiro e mais importante passo no tratamento dos hipertensos está relacionado às mudanças de hábito.

Do Portal do Governo do Estado



04/07/2013


Artigos Relacionados


Secretaria da Saúde promove caminhada contra o sedentarismo

Avenida Paulista terá caminhada contra o sedentarismo neste domingo

Alckmin participa das comemorações pelo centenário do Santos

Alckmin participa de cerimônia pelo aniversário da cidade

Alckmin participa de cerimônia pelo aniversário da cidade

Cláudio Lembo participa da Caminhada da Solidariedade