Alencar: JK foi um homem público predestinado



Ao saudar o centenário de nascimento do ex-presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, o senador José Alencar (PL-MG) disse que JK foi um homem público predestinado e que no exercício da Presidência da República (1956 a 1961) proporcionou ao país e ao povo brasileiro a retomada de sua auto-estima.

O senador observou que antes da era de Juscelino o país importava tudo, de carros até uma simples enxada, e que durante o governo JK o Brasil cresceu e prosperou, chegando a implantar, conforme lembrou, a indústria automobilística nacional, que gerou emprego e renda para milhões de brasileiros.

José Alencar salientou que Juscelino, -um homem que deve servir de exemplo para todos os brasileiros-, não se destacou apenas como um presidente empreendedor, criativo e bom administrador. Na opinião do senador, JK tinha um diferencial comum aos estadistas: um estilo humanista e conciliatório.

- Juscelino soube colocar em prática o talento de conciliador quando, no exercício da Presidência, foi um moderador às graves e quase insuperáveis crises que seus inimigos tramaram contra a República e a democracia. Delas saíram vitoriosas as instituições nacionais e o cidadão Juscelino Kubitscheck - afirmou o senador.

Ao fazer um relato da vida e da obra do homenageado, o senador lembrou que como prefeito de Belo Horizonte e governador de Minas Gerais JK foi o responsável pela implantação de um novo estilo de governar que, observou, chegou a encantar gerações.

No entender do senador, com zelo e entusiasmo JK modernizou o estado de Minas, construiu estradas, a exemplo do que fez anos depois na Presidência da República, e fundou, entre outras instituições, as Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig), -hoje uma organização modelar e reconhecida no mundo inteiro-, finalizou José Alencar.



12/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jobim: José Alencar foi homem público íntegro e confiante no presente e futuro de seu País

País sofre perda irreparável com morte de homem público da envergadura de Alencar, diz Alexandre Padilha

FRANCELINO: KLEINÜBING FOI UM HOMEM PÚBLICO DE VERDADE

No Dia do Homem, público masculino tem atenção especial na Estação Sé

Sérgio Guerra: 'Tuma era valoroso homem público'

Cícero Lucena ressalta exemplo de homem público de Pinotti