Alimentação saudável começa na infância
Secretaria Estadual da Saúde orienta sobre alimentação no Dia das Crianças
Criança saudável é sinônimo de criança feliz. Neste Dia da Criança, comemorado em 12 de outubro, a Secretaria Estadual da Saúde orienta a população sobre alimentação saudável para as crianças. Uma alimentação saudável previne diversos tipos de doença, mas a prevenção deve começar na infância.
A dica da Secretaria é incluir o uso de cereais integrais na alimentação das crianças. O cereal consegue diminuir riscos futuros de doenças cardiovasculares como infarto, hipertensão arterial, trombose cerebral e insuficiência circulatória cerebral.
Os cereais integrais protegem porque são capazes de captar as gorduras ingeridas em excesso nos alimentos, grudam nas mesmas, eliminando-as com as fezes, evitando sua absorção para as artérias. Os cereais contêm 30% mais proteínas, 50% mais cálcio e 80% mais vitamina B, incluindo ácido fólico e ferro.
“As crianças de hoje se alimentam demais de fast food, frituras, tomam muito refrigerante e sucos ácidos. Com uma alimentação saudável desde criança é possível prevenir diversos tipos de doenças na fase adulta”, afirma o médico da divisão de doenças crônicas da Vigilância Epidemiológica do Estado, Sidney Federman.
Para comer cereais integrais é preciso trocar o arroz branco pelo arroz integral e os pães, bolos, bolachas e tortas, por exemplo, feitos com farinha de trigo comum, devem ser feitos com farinha de trigo integral (Veja algumas dicas de alimentação abaixo).
Infecções respiratórias são muito comuns em crianças, e elas também podem ser evitadas com a ingestão de cereais integrais, pois os mesmos relacionam-se com o aumento da imunidade da criança. No site ftp://ftp.cve.saude.sp.gov.br/doc_tec/cronicas/livro07_receitas.pdf é possível encontrar algumas receitas que previnem diversas doenças e que são muito fáceis de serem preparadas. Devem ser oferecidas, inclusive, para as crianças.
Confira algumas dicas sobre alimentação:
1. pães, arroz, milho e outros cereais, devem ser integrais;
2. feijão, ervilha, soja e outros grãos não devem faltar na alimentação da criança;
3. frutas, verduras e legumes são fontes de fibras, vitaminas e minerais. Comer, pelo menos 5 porções por dia, preferindo os da época. Lave-os muito bem antes de oferecer a criança;
4. Diminua o consumo de carnes bovinas, suínas e produtos lácteos. Porém quando comer estes alimentos, preferir os que têm pouca gordura e sem pele, preparados em forma de assados, ensopados ou cozidos. Os produtos lácteos, desnatados;
5. Cozinhar com pouco óleo. Evitar frituras e pratos com queijos e molhos gordurosos;
6. Utilizar pouco sal e evitar a pimenta e os temperos prontos. Alho, cebola, hortelã, limão são mais saudáveis e gostosos;
Da Secretaria Estadual da Saúde
(S.M.)
10/11/2007
Artigos Relacionados
Dia da Alimentação: conheça os programas estaduais que incentivam uma alimentação saudável na infância
Conheça os programas que incentivam a alimentação saudável na infância
Estado aposta em programas que estimulam alimentação saudável na infância
Conheça os programas da rede estadual que incentivam a alimentação saudável na infância
Dia Nacional de Prevenção da Obesidade: conheça os programas que incentivam a alimentação saudável na infância
Conheça o Meu Prato Saudável: aplicativo para smartphones que incentiva uma alimentação saudável