Almeida Lima pede decisão transparente sobre refinaria da Petrobras



O senador Almeida Lima (PDT-SE) fez um apelo para que o governo apresente uma decisão transparente e técnica sobre o destino da nova refinaria de petróleo da Petrobras, permitindo à sociedade brasileira discutir os dados e apresentar seus argumentos. Para ele, a Região Nordeste reúne todas as condições para reivindicar essa refinaria, até porque todas as demais unidades estão no Sul e no Sudeste.

Almeida Lima contestou nesta quinta-feira (10) dados do presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, que disse não haver necessidade de nova refinaria antes de 2008, porque a capacidade instalada é de 1,9 milhão de barris/dia e a atual produção é de 1,5 milhão/dia. Em depoimento na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização , realizado na quarta (9), Dutra garantiu que os critérios de decisão serão de planejamento estratégico e não de ordem político-partidária.

Para Almeida Lima, se o Brasil não aumentar logo sua capacidade de refino, pode acabar precisando importar derivados, comprometendo a balança comercial. Ele argumentou, ainda, que são necessários quatro anos para a construção de uma refinaria.

Sobre a reunião na comissão, o senador por Sergipe aplaudiu a união da bancada de estados e senadores nordestinos em torno de objetivos comuns à região, -esquecendo a disputa não civilizada de outros tempos-.

Em aparte, o líder do PT, senador Tião Viana (AC), garantiu que o governo tem em mente o planejamento estratégico de todo o setor energético, não havendo possibilidade de cometer o mesmo erro do governo anterior que, alertado da possibilidade de haver colapso no abastecimento de energia elétrica com anos de antecedência, não tomou as providências necessárias.

Também em aparte, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) elogiou a postura técnica de Dutra ao analisar a questão da refinaria, manifestando satisfação com o fato de continuar sendo viável a escolha de um estado do Nordeste para sediá-la. O senador Mão Santa (PMDB-PI) lembrou que a nova refinaria está sendo planejada desde 1995.



10/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima pede refinaria para Sergipe

Sergipe é candidato a refinaria, diz Almeida Lima

Almeida Lima critica decisão do STF sobre divulgação de pesquisas

Almeida Lima protesta contra decisão de Renan sobre CPI

Almeida Lima vai se pronunciar sobre decisão do STF depois da reunião do PMDB

Almeida Lima questiona declarações de Cristovam sobre decisão do Conselho de Ética