Alunos da rede pública realizarão visitas periódicas ao Jardim Botânico e Zoológico
Secretarias do Meio Ambiente e Educação assinaram termo de cooperação nesse sentido
As secretarias estaduais da Educação e do Meio Ambiente assinaram nesta quarta-feira, dia 11, um termo de cooperação para que os alunos da rede pública de ensino possam visitar periodicamente o Jardim Botânico e o Jardim Zoológico e, assim, ampliar seus conhecimentos sobre a fauna e a flora nacionais. A cerimônia contou com a presença do governador Cláudio Lembo.
Para o governador, era um desperdício a beleza do Parque, a grandiosidade do Zoológico, sem o acesso efetivo e monitorado dos estudantes da rede estadual. “É um ato muito simples, não há nada demais. Apenas o simbolismo da dignidade da natureza e da simplicidade de administrar sem luxo e sem gastar dinheiro”, destacou Lembo, sobre o acordo de cooperação.
A intenção do termo é fazer com que alunos e professores da rede pública possam desenvolver atividades relacionadas à Ecologia e, dessa forma se aproximarem das questões ambientais do país, bem como a conscientização e respeito ao meio ambiente.
“Essas visitas guiadas vão, certamente, abrir os olhos das crianças para a importância da preservação do Meio Ambiente”, lembrou o secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg. Para ele, a parceria vai levar no futuro à criação de uma disciplina de Ecologia nas escolas primárias do Estado de São Paulo.
A secretária da Educação, Maria Lúcia Vasconcelos, pretende tornar o convênio com a Secretaria do Meio Ambiente uma ação constante, planejada e programada. “Inclusive com a implantação da disciplina de Ecologia nas escolas. Já existem oficinas que discutem a qualidade de vida nas escolas de tempo integral; poderíamos aproveitá-las e dividi-las com discussões em torno das questões ambientais”, informou Maria Lúcia Vasconcelos.
No Jardim Botânico, o governador Cláudio Lembo visitou a trilha na nascente do riacho Ipiranga e o Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues. Em seguida, esteve no Jardim Zoológico, onde passeou em meio a centenas de crianças que visitavam o local. Lembo conversou com as crianças.
“Esse convênio é dez. As professoras de vocês vão trazê-los aqui para o Zoológico, para estudar, sem gastar coisa nenhuma. E lá no Jardim Botânico também. Vocês vão aprender vendo as coisas”, explicou Lembo.
Entre os presentes no evento, estavam o presidente do Conselho Superior da Fundação Parque Zoológico, Paulo Magalhães Bressan e o diretor-presidente da Fundação Zoológico, João Batista da Cruz.
Jardim Botânico
Criado em novembro de 1928, possui 360.000 m² de áreas verdes. Está localizado no Parque Estadual da Fonte Ipiranga e serve de abrigo a animais selvagens como macacos, bichos-preguiça, ouriços, gambás, maritacas e garças, entre outros. O Jardim Botânico é uma reserva
10/11/2006
Artigos Relacionados
Alunos participam do Dia da Biodiversidade no Jardim Botânico de Manaus
Governador propõe convênio para aumentar a visitação de alunos da rede estadual ao Zoológico
Jardim Botânico de SP vai ganhar jardim artístico
Jardim Botânico vai ganhar jardim artístico
Semana de C&T é destaque no Jardim Botânico do RJ
Jardim Botânico celebra Dia da Mulher com debates