Alunos de escolas públicas com deficiência auditiva terão sistema para facilitar comunicação



Sistema de frequência modulada pessoal (FM) vai ajudar estudantes entre cinco e 17 anos a desenvolver mais rapidamente as competências sociais e a linguagem oral

 

Para facilitar a comunicação entre estudantes com deficiência auditiva, professores, colegas e familiares, o Sistema Único de Saúde (SUS) irá disponibilizar um recurso tecnológico que proporciona o diálogo com maior clareza, sem ruídos. O sistema de frequência modulada pessoal (FM) vai ajudar estudantes entre cinco e 17 anos, matriculados nas redes públicas, a desenvolver mais rapidamente as competências sociais e a linguagem oral.

Dados da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), indicam que 70 mil estudantes apresentam deficiência auditiva e poderão ser atendidos pelo sistema.

A decisão de oferecer recursos tecnológicos para estudantes foi publicada no Diário Oficial da União do dia 8 de maio deste ano. A execução do projeto é dos ministérios da Educação e da Saúde, em parceria com as redes de educação e saúde de estados e municípios.

 

Sistema