Alunos do Estado terão vagas para pesquisa na USP



Universidade irá integrar estudantes à rotina acadêmica

A Secretaria de Estado da Educação e a Universidade de São Paulo (USP) fecharam parceria para oferecer bolsas de estudos de pesquisa científica para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino. Eles farão parte do projeto "Pré-Iniciação Científica" e irão realizar pesquisas nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática.

O objetivo é que os estudantes aprendam procedimentos e metodologias adotadas em pesquisas científicas. São 360 vagas para alunos e 60 para professores que atuarão como supervisores. Os pesquisadores têm um ano para concluir seus trabalhos, com bolsas de R$ 150 por mês (o programa tem apoio financeiro do Banco Santander).

A seleção levará em conta o projeto de pesquisa apresentado pelo professor e pelo estudante. As pesquisas devem ser realizadas em horários alternativos às aulas do Ensino Médio. A carga horária é de oito horas semanais."É uma oportunidade ímpar de conhecer pesquisas científicas e uma das melhores universidades do mundo. Um início de vida profissional extremamente importante", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Os professores cadastrados e selecionados participarão de formação para supervisionar os alunos de seu grupo. Precisam ser titulares de cargo efetivo e permanecer na mesma escola durante o período de realização do programa. 

Os alunos podem se inscrever até 3 de março, pela internet, no endereço: http://cenp.edunet.sp.gov.br/index.htm. A inscrição para pro

03/02/2008


Artigos Relacionados


Alunos do Estado terão vagas para pesquisa na USP

Alunos do Estado terão avaliação seriada para entrar na USP

Estado vai oferecer 50 mil vagas em cursos técnicos para alunos da rede

Alunos do Benjamin Constant e Instituto de Surdos terão mais vagas no Pedro II

Alunos do Estado terão desconto de 76% na inscrição da Unesp

Alunos do Estado terão aulas sobre prevenção à gravidez