Alvaro Dias diz que Palácio do Planalto virou palanque eleitoral



Em pronunciamento nesta quinta-feira (1o), o líder da minoria no Senado, Alvaro Dias (PSDB-PR), criticou o que chamou de "utilização política", pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de seu gabinete no Palácio do Planalto. Referia-se ao encontro ocorrido na quarta-feira (31) entre Lula e o ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, em que o presidente ofereceu ao PMDB o cargo de vice na chapa que será encabeçada pelo PT, nas eleições para a Presidência da República, e o de vice de Aloizio Mercadante (PT-SP) nas eleições para o governo de São Paulo.

- Em desrespeito ao país, o presidente tratava de sua reeleição, estava em campanha em seu gabinete, transformando o palácio dos despachos em comitê eleitoral da sua campanha - atacou.

Além disso, Alvaro Dias apontou a incoerência do Partido dos Trabalhadores e do próprio presidente, lembrando que "em passado não muito distante" Lula e Quércia costumavam trocar ofensas.

- O que desencanta na política e desvaloriza o político é a incoerência. O Partido dos Trabalhadores sempre se referiu ao ex-governador Quércia e o qualificou utilizando expressões impublicáveis - disse o senador.

Alvaro Dias citou entrevista de Quércia à Agência Nordeste, em novembro de 2005, em que teria dito que "o PT é uma grande decepção para todo mundo", referindo-se a denúncias de corrupção no governo. Já Lula, ao ser acusado por Quércia de ser "candidato da direita e fascista", teria retrucado que Quércia "utilizava métodos semelhantes ao da Gestapo".

O senador reiterou sua posição contrária ao instituto da reeleição que, segundo afirmou, não é compatível com a falta de amadurecimento político do povo brasileiro.

01/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias quer auditoria nas obras do Palácio do Planalto

Reforma do Palácio do Planalto foi superfaturada, afirma Alvaro Dias

Alvaro Dias diz que há indícios de superfaturamento nas obras de reforma do Palácio do Planalto

Alvaro Dias critica suposto dossiê do Planalto contra ex-presidente FHC

Alvaro Dias protesta contra programa eleitoral do PT

Alvaro Dias lê artigo que critica uso eleitoral do petróleo