Alvaro Dias pede a convocação de ex-diretor da Previ para esclarecer denúncias sobre 'fábrica de dossiês'




O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) pediu em Plenário na tarde desta terça-feira (10) a convocação, pelo Senado, do ex-diretor e ex-assessor da presidência da Previ (fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil) Gerardo Xavier Santiago. Gerardo afirmou à revista Veja dessa semana que o fundo funciona como "fábrica de dossiês" contra a oposição ao governo Lula e como máquina de arrecadação para o Partido dos Trabalhadores.

Alvaro Dias disse que, em meio às acusações graves que têm surgido contra o governo do PT, é preciso que o Poder Legislativo retome sua função fiscalizadora.

- Procuram incutir na mente do brasileiro que criticar é prestar um desserviço. O Poder Legislativo existe também para fiscalizar. Não há como ignorar essa missão. Mas querem dizimar a oposição. Querem o silêncio absoluto diante do roubo e do assalto deliberado que praticam - disse.

O senador também criticou o que classificou de prática do governo de apresentar "bodes expiatórios" ou "coadjuvantes" quando cobrado a punir os responsáveis pelos supostos diversos dossiês produzidos contra a oposição - e até mesmo contra membros do próprio partido.

- Esse governo admite a existência do crime, mas não de criminosos - disse.

Em aparte, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) disse que as conquistas alcançadas pelo governo do PT na área social são inegáveis. Porém, lamentou que o partido seja "uma coisa em público", ao passo que, "em privado, mal consegue se manter na legalidade".

Raíssa Abreu / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

10/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias pede convocação da ministra da Casa Civil para esclarecer denúncias de corrupção

Ex-dirigentes da Previ serão ouvidos sobre 'fábrica de dossiês'

CCJ quer ouvir ex-dirigente da Previ sobre 'fábrica de dossiês' contra oposição

Alvaro Dias pede à CCJ que convide Dilma para esclarecer denúncias

Alvaro Dias vai chamar ministro da Agricultura para esclarecer denúncias

Alvaro Dias anuncia requerimento para ouvir novo diretor-geral do Dnit sobre denúncias