Amapá recebe mutirão fluvial de documentação para trabalhadoras rurais
Trabalhadoras rurais das cerca de 40 comunidades do arquipélago de Bailique, distrito de Macapá(AP), serão atendidas, a partir desta sexta-feira (21), pelo Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). O arquipélago é formado por oito ilhas no leste do estado.
A ação do governo federal é desenvolvida por meio da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Amapá (DFDA-AP) e pela Superintendência do Incra, em parceria com os órgãos governamentais, municipais e a sociedade civil. O mutirão fluvial – o acesso é feito pelo rio Amazonas – proporcionará às camponesas que habitam as ilhas situadas a, aproximadamente, 185 quilômetros de Macapá, a obtenção de documentos civis e trabalhistas, de forma gratuita.
Desafios
O coordenador do PNDTR no Amapá, Marcelo Tork, explica que sempre procuram realizar a ação no inverno. “A principal dificuldade é o deslocamento, já que o acesso não é fluvial durante todo o ano. O ideal é sempre realizar essas ações no inverno quando o perigo das marés e da existência de barrancos de areia não existe”.
“Nós dispomos de uma lancha que se desloca até à margem para buscar os ribeirinhos e, depois, levá-los de volta. Outro desafio é que as comunidades são muito espalhadas e as distâncias, muito longas”, acrescenta . Nas oito ilhas existem em torno de sete mil habitantes que vivem, basicamente, de pesca, agricultura extrativa, apicultura, carpintaria naval e agropecuária.
- Nordeste é a região que mais emite documentos para mulheres do campo
- Mutirão de documentação atenderá mulheres de Alagoas (AL)
- Mutirões de documentação beneficiam agricultoras de Santa Catarina
06/09/2013 15:54
Artigos Relacionados
Tocantins e Bahia recebem mutirão de documentação para trabalhadoras
Mutirões de documentação atenderão trabalhadoras rurais até o fim do ano
Mutirões de Documentação atenderam 22 mil trabalhadoras rurais em março
Trabalhadoras rurais do Território dos Cocais (MA) recebem mutirões de documentação
Mutirão vai documentar 54 mil trabalhadoras rurais até dezembro
Assentamentos do MS recebem mutirão de documentação para mulheres rurais