Amazonas decreta estado de emergência em nove municípios por causa da dengue



Nove municípios do Amazonas estão em estado de emergência por causa do alto índice de casos de dengue. Manaus, Humaitá, Nova Olinda do Norte, Barcelos, Lábrea, Tefé, Coari, Codajás e Itacoatiara ainda precisam definir planos emergenciais para combater a doença.

De acordo com o governo do Amazonas, a associação do número de casos com o índice de infestação no mês de janeiro em todos os nove municípios indica gravidade epidemiológica e exige atuação imediata.

O último boletim epidemiológico do estado revela que, desde 1º de janeiro, foram notificados 4.671 casos de dengue, sendo 1.173 confirmados. O número de notificações já alcança o total de casos confirmados em 2010 (4.182) e representa a metade dos registros de 2008 (8,5 mil). O Amazonas confirmou ainda seis mortes por dengue.

Manaus é o município com o maior número de notificações (3.082), além de 1.161 casos confirmados. Em Tefé, as notificações chegaram a 526, embora haja apenas um caso confirmado da doença. Em Coari, há 185 casos notificados e em Lábrea, 170.

Os planos emergenciais devem considerar o cenário atual e conter estratégias para intensificar as ações nas áreas de vigilância epidemiológica, atenção ao paciente, controle do mosquito, mobilização social, notificação de casos, capacitação de pessoal, interação institucional e coleta de lixo.

 

Fonte:
Agência Brasil



11/02/2011 12:08


Artigos Relacionados


Rio Grande do Sul decreta situação de emergência por causa da seca em 31 municípios

Distrito Federal decreta estado de emergência por causa de seca e queimadas

Londrina decreta estado de emergência depois de confirmar quase 150 casos de dengue este ano

Rio Grande do Sul tem dez municípios em estado de emergência por causa da estiagem

Bahia tem 123 municípios em estado de emergência por causa da seca

Treze municípios do RS estão em estado de emergência por causa da seca