Ambiente: Redução da poluição do ar prolonga vida do paulistano em um ano e meio
Transportando esses números para o campo financeiro, chega-se a uma economia de US$ 1,5 bilhão
A redução da poluição do ar verificada nos últimos dez anos, na Região Metropolitana de São Paulo, evitou 16 mil mortes. Transportando esses números para o campo financeiro, chega-se a uma economia de US$ 1,5 bilhão.
Além disso, os paulistanos e seus vizinhos mais imediatos tiveram sua vida consideravelmente prolongada nestes anos, em função da melhoria da qualidade do ar, ganhando, em média, um ano e meio de vida. Expostos pelo Dr. Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP, esses dados serviram para ilustrar as consequências das ações tomadas pela CETESB nos últimos anos e foram divulgados durante o lançamento da Operação Inverno 2006, hoje (08/06), na sede da agência ambiental paulista, em São Paulo. A Operação Inverno é realizada pela CETESB tradicionalmente nesta época do ano, em que as condições meteorológicas costumam ser desfavoráveis para a dispersão de poluentes atmosféricos.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, o presidente da CETESB, Otavio Okano, e os diretores Lineu Bassoi, de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, e Alaôr Ferreira, além do comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado, coronel PM José Guerra Junior, entre outros, estiveram presentes à abertura do evento.
O presidente da CETESB destacou que este ano a Operação Inverno não ficará restrita à Região Metropolitana de São Paulo e Cubatão, e se estenderá para cidades do interior do estado. O professor Goldemberg, por sua vez, elogiou a “comunicação alegre e saudável” da campanha de divulgação em 2006, que ressalta os benefícios da boa qualidade do ar para os cidadãos. E o eng. Lineu Bassoi destacou como outras ações importantes da CETESB, para os próximos meses, o início das obras de construção do novo Laboratório de Emissões veiculares, em Praia Grande, e a instalação de 11 novas estações de monitoramento automático de qualidade do ar, no interior do estado.
Novo formato de divulgação da qualidade do ar
No evento de lançamento da Operação Inverno 2006, aconteceram também as apresentações do novo formato de divulgação da qualidade do ar, na internet, e das ações a serem desencadeadas pela agência ambiental paulista, visando a redução das emissões veiculares. As ações sobre as fontes veiculares, que incluem campanhas de conscientização dos motoristas e comandos de fiscalização, se estenderão, este ano, até meados de setembro e abrangerão os municípios da Região Metropolitana de São Paulo e cidades do interior do Estado, como Santos, Ribeirão Preto, Sorocaba, Cubatão e Pirassununga.
A apresentação do novo formato de divulgação dos dados de qualidade do ar, foi feita pelo eng. Carlos Eduardo Komatsu, gerente do Departamento de Tecnologia do Ar da CETESB, e das ações sobre fontes veiculares durante a Operação deste ano, pelo eng. Daniel Egon Schmidt, gerente do Setor de Operações, Programas e Regulamentação - ETEP - da CETESB. Aconteceram, ainda, as apresentações do Dr. Paulo Saldiva, da USP, sobre poluição atmosférica e seus efeitos à saúde, e do geofísico Frederico Marinho, do CONPET - programa do Governo Federal, operacionalizado pela Petrobras, que tem o objetivo de incentivar o uso eficiente do gás natural e petróleo no transporte, residências, comércio e indústria.
A novidade quanto à divulgação “on-line” da qualidade do ar, a partir de hoje, pelo site www.cetesb.sp.gov.br, é que a classificação dos níveis de poluição está associada a cores, além das correspondentes observações sobre os possíveis efeitos à saúde. A cor verde indicará a qualidade Boa, enquanto a amarela estará associada à qualidade Regular, a laranja, à Inadequada, a vermelha, à Má, e a violeta, à Péssima. A CETESB continuará informando, via internet, as condições de qualidade do ar registradas pela sua rede de monitoramento automático, de hora em hora, por poluente e por estação, e manterá a emissão e divulgação diária, por volta das 16h, do Boletim de Qualidade do Ar - com o resumo das condições de poluição nas 24 horas anteriores e a previsão meteorológica das condições de dispersão dos poluentes para as 24 horas seguintes.
Além disso, a Operação Inverno desencadeará, a partir do próximo dia 21, ações de fiscalização e conscientização dos motoristas de veículos. Nesse dia, acontecerá, na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - CEAGESP, que apresenta frequência diária de cerca de 10 mil caminhões, oriundos de diversas regiões do Estado de São Paulo e de outros estados, uma campanha de conscientização referente à correta regulagem dos motores diesel.
No caso da Região Metropolitana de São Paulo, onde a principal fonte de poluição atmosférica são os veículos, a campanha deste ano irá abranger, além de eventos de inspeção veicular, comandos de fiscalização, distribuição de panfletos em pedágios nas rodovias, folders e brindes em shoppings centers, afixação de cartazes em estações do Metrô, distribuição de cartilhas e cartazes em escolas públicas, e afixação de faixas em estações de monitoramento automático de qualidade do ar da CETESB e nas agências ambientais espalhadas no interior, de grandes banners na fachada principal da sede da CETESB e Secretaria do Meio Ambiente - SMA, e de cartazes nos vidros traseiros dos ônibus (“busdoor”), além de mensagens alusivas à campanha nos painéis eletrônicos das rodovias.
A programação completa e as entidades envolvidas nas ações sobre fontes veiculares, na Operação Inverno 2006, estão listadas a seguir:
PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES SOBRE FONTES VEICULARES
• Comandos de fiscalização (5 eventos):
• 28/06 - Cubatão - Rodovia dos Imigrantes, com a participação conjunta das Agências Ambientais de Cubatão e de Santos, ETEP e Polícia Rodoviária;
• 05/07 - Sorocaba, com a participação conjunta da agência ambiental local, ETEP e Polícia Militar;
• 26/07 - Pirassununga, com a participação conjunta da agência local, ETEP e Polícia Militar;
• 16/08 - Mogi das Cruzes - rodovia Mogi-Dutra, com a participação do ETEP e Polícia Rodoviária;
• 30/08 - Ribeirão Preto, com a participação do ETEP, agência ambiental e Polícia Rodoviária.
Obs.: na RMSP, poderão ser realizados comandos, em vários pontos. Outros comandos, também, poderão ser realizados pelas agências ambientais.
• Eventos de inspeção voluntária de veículos pesados (opacidade da fumaça):
• 21/06 - CEAGESP - Capital - Lançamento da campanha, com a participação de representantes da CETESB, do CONPET e da CEAGESP;
• 19 a 21/07 - “Festa do Carreteiro” - Aparecida do Norte - participação conjunta da agência local, ETEP e CONPET;
• 02/08 - Terminal de Cargas Fernão Dias - São Paulo - participação do ETEP e do CONPET;
• 23/08 - CODESP - Santos - participação conjunta da agência local, ETEP e CONPET.
• Evento de inspeção voluntária de veículos leves:
• 11 a 13/07 - Shopping Center Norte - São Paulo - participação do ETEP e dos patrocinadores privados Umicore, Mahle, Mastra e Bosch.
• Distribuição de 2 milhões de panfletos nos shoppings, rodovias, terminais rodoviários e outros locais, a partir de 15/06;
• Distribuição de 20 mil folders sobre a Operação em eventos e nas agências;
• Distribuição de 10 mil folders sobre a nova página da qualidade do ar da CETESB;
• Distribuição de material gráfico e brindes para os motoristas que participarem dos eventos de inspeção;
• Afixação de 40 faixas nas estações de monitoramento automático de qualidade do ar da CETESB e nas agências ambientais e no interior;
• Afixação de cartazes nos vidros traseiros (“busdoor”) de 200 ônibus urbanos;
• Afixação de cartazes nas estações do Metrô de São Paulo;
• Afixação de cartazes em shoppings, agências, escolas e outros locais públicos;
• Divulgação nos painéis eletrônicos de mensagens variáveis nas rodovias;
• Palestras em shopping centers;
• Publicação de artigos de orientação e técnicos, em jornais, revistas especializadas, sites etc.
• Publicação de notas de divulgação da campanha e de eventos locais;
• Publicação de entrevistas com técnicos da CETESB sobre qualidade do ar e emissões de veículos;
• Distribuição de “kits” para funcionários da CETESB;
• Distribuição de “mala direta” para operadores do transporte;
• Instalação de 2 banners gigantes nas fachadas da CETESB;
• Distribuição de material didático sobre qualidade do ar nas escolas do Estado - 6 mil cartazes, 60 mil cartilhas;
• Pesquisa de substituição de catalisadores;
• Pesquisa de veiculos convertidos com “chips flex-fuel”;
• Publicação do relatório final da Operação, resultados obtidos nos eventos e nas pesquisas.
Áreas, órgãos e entidades envolvidas
• Diretorias da CETESB (ações em conjunto, com participação das agências ambientais);
• Assessoria de Comunicação: cobertura das ações, divulgação à imprensa;
• Centro de Editoração da SMA/CETESB - artes-finais do material gráfico;
• CONPET: cessão de veículos para inspeção, confecção de 12 mil brindes (bonés, sacos de lixo, canetas etc.) e material gráfico, além de ações de divulgação;
• ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores): confecção de material gráfico (500 mil folhetos), ações de divulgação, outros;
• ABRACICLO (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares): confecção de material gráfico (500 mil folhetos), evento de inspeção de motocicletas, ações de divulgação, outros;
• SINDIREPA (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo): confecção de material gráfico (20 mil folderes), ações de divulgação, outros;
• ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias): confecção de material gráfico (500 mil folhetos), mensagens variáveis nas rodovias, ações de divulgação, distribuição de material, eventos (dia do carreteiro e outros);
• CEAGESP: campanha de conscientização, evento de inspeção de caminhões, confecção de material gráfico, ações de divulgação;
• Terminal Fernão Dias: campanha de conscientização, evento de inspeção, confecção de material gráfico, ações de divulgação;
• CODESP (Companhia Docas do Estado de São Paulo): campanha de conscientização, evento de inspeção, confecção de material gráfico, ações de divulgação;
• IQA (Instituto da Qualidade Automotiva): confecção de material gráfico, ações de divulgação, outros;
• “Projeto Pomar” / SMA: afixação de faixa, palestras;
• Revista “O Carreteiro”: confecção de material gráfico, ações de divulgação;
• “Pedro Trucão” / “Pé na Estrada” (rádio/tevê): ações de divulgação, participação em eventos.
• AFEEVAS (Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul): evento em shopping, pesquisa de catalisadores, confecção de material gráfico, ações de divulgação;
• Santa Brígida/URBANUS SP: faixas nos terminais, faixas internas;
• URBANUS-SP: cartazes nas traseiras de ônibus, ações de divulgação;
• SETPESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo): vidros traseiros dos veículos, ações de divulgação;
• METRÔ (Companhia do Metropolitano de São Paulo) - cartazes nas estações;
• Shopping Center Norte - evento de inspeção de veículos leves;
06/16/2006
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