Amir Lando pede ao governo que apresse o início do chamado "espetáculo do crescimento"



O senador Amir Lando (PMDB-RO) conclamou o governo a dar início, de imediato, ao chamado -espetáculo do crescimento-, conforme denominação dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a expansão da economia brasileira e a geração de empregos. Segundo o senador, é isso que o povo brasileiro espera e deseja, em especial a população de Rondônia, um dos estados do Brasil que mais precisam de crescimento econômico e distribuição de renda.

Para Lando, a disponibilidade de energia elétrica é fundamental na alavancagem de qualquer processo de desenvolvimento e de inclusão social, uma vez que contribui para fixar o homem em suas comunidades, para a transformação de matérias-primas e a industrialização, bem como para o desfrute do conforto da vida moderna e o incremento da produtividade agrícola, por meio da modernização.

No caso particular de Rondônia, no sistema que engloba também o Acre, a solução para a escassez de energia passa pela construção do gasoduto Urucu-Porto Velho, observou o senador, para alavancar o parque industrial da região bem como economizar R$ 80 milhões mensais decorrentes da geração termelétrica. Lando defendeu também a construção das duas hidrelétricas do Rio Madeira que, somadas à usina termelétrica de Porto Velho, irá gerar 7 mil megawatts adicionais de energia, disse.

O senador reconheceu que o governo federal, na pessoa da ministra Dilma Rousseff, de Minas e Energia, tem demonstrado sensibilidade para as questões de geração de energia que afligem o Brasil e, em especial, o estado de Rondônia.

Segundo ele, a agilização dos potenciais do estado também atenuará os grandes problemas nacionais relativos à produção de alimentos, à geração de empregos e dinamização da balança comercial, contando ainda com a recuperação das estradas para viabilizar um escoamento mais eficaz da produção agrícola.

- Para tanto, faz-se necessário que o governo federal tome a decisão política de viabilizar as ações concretas fundamentais para deslanchar o processo de desenvolvimento econômico e social de Rondônia - concluiu Amir Lando.



18/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


O chamado "espetáculo do crescimento" só tem beneficiado os bancos, diz Mesquita Junior

Amir Lando pede recursos para a BR-364

Amir Lando pede recuperação das rodovias de Rondônia

AMIR LANDO PEDE REFORMA DA OAB E DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Amir Lando pede providências contra violência em Rondônia

Amir Lando pede retirada de destaque que aumenta o mínimo