Ana Amélia manifesta repúdio a violência de Black Blocs em manifestações
A senadora Ana Amélia (PP-RS) criticou, nesta segunda-feira (28), a prática da violência durante as manifestações em diversas cidades brasileiras pelos chamados Black Blocs e elogiou a atitude da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula por terem condenado publicamente esses atos.
Ana Amélia explicou que os Black Blocs são aqueles indivíduos que cobrem o rosto durante o protesto para realizarem confrontos e depredação de prédios públicos. Ela citou pesquisa do DataFolha que revela como a população está reagindo à atuação desses grupos. Pelos dados divulgados nesta sexta-feira (25), 95% dos paulistanos condenam os atos desse grupo.
De acordo com Ana Amélia, a pesquisa também mostra que no final de junho, 89% dos consultados pelo Datafolha eram favoráveis às manifestações; em setembro, o índice caiu para 74%; e nesta semana, 66%. Por outro lado, Ana Amélia destacou que a taxa dos que são contrários às manifestações quase quadruplicou: eram 8% em julho, 21% em setembro, e 31% na última pesquisa.
- O resultado é que o apoio dos entrevistados às manifestações de rua, em São Paulo, desabou. Por quê? Porque estão intimidados com esta criminalidade, com esta violência absolutamente sem nenhum sentido, sem nenhuma justificativa, a não ser calar as pessoas que querem se manifestar; de atemorizar, de assustar, de intimidar - protestou.
A senadora condenou a atitude dos manifestantes mascarados que espancaram o coronel da Polícia Militar, Reynaldo Simões Rossi, e disse ter apresentado um projeto de lei ao projeto do Código Penal para aumentar a pena quando o crime é cometido contra uma autoridade de Estado, na área de segurança pública.
Em aparte, os senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) afirmaram que a concretização da consciência em uma manifestação não pode ser escondida na covardia do anonimato e ressaltaram que o estado pode, em determinado momento, se valer da violência legítima, para coibir esse tipo de atividade.
- Ao meu juízo, eles são criminosos, porque o que eles fizeram com esse cidadão que é coronel – não me interessa se ele é coronel, major, capitão, soldado, sargento, mas é um ser humano – protestou Taques.
Servidor Público
A senadora Ana Amélia parabenizou todos os servidores públicos pelo Dia do Servidor Público, comemorado nesta segunda-feira (28). De acordo com a senadora, é indispensável a participação dessa categoria no desenvolvimento do país, “porque deles dependem os serviços essenciais, seja na saúde, na educação, em todos os setores fundamentais de funcionamento do país”.
28/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Dilma: Repudio o uso da violência em manifestações
Senadores discutem atuação de black blocs em protestos
Pedro Simon espera ação do governo contra Black Blocs
Cyro Miranda: forma de atuação dos Black Blocs é uma questão de Estado
Criação de CPI para investigar black blocs é medida ineficaz, avaliam senadores
Ana Amélia manifesta preocupação com casos de violência contra a mulher