Ana Rita diz que legado da Rio+20 será o debate mundial sobre o meio ambiente
A senadora Ana Rita (PT-ES) afirmou, em discurso nesta terça-feira (3), que a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) foi importante por trazer para a sociedade o desafio de discutir novos marcos para o desenvolvimento sustentável.
A senadora, que participou de eventos da Rio+20 e da Cúpula dos Povos, evento paralelo à conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), disse que priorizou o debate sobre a construção de um modelo de sociedade capaz de erradicar a pobreza e as diferenças entre homens e mulheres. Para Ana Rita, as mulheres têm poder de influenciar os rumos das questões ambientais.
- Um futuro realmente sustentável depende do fim das diferenças entre homens e mulheres e da garantia dos direitos humanos – afirmou.
A senadora lembrou que em 2030, de acordo com dados da ONU, o mundo vai precisar de 50% a mais de alimentos, 45% a mais de energia e 30% a mais de água. Esse aumento se dará, acrescentou a parlamentar, em um contexto de alterações climáticas.
Ana Rita destacou a posição do Brasil, que teve papel de protagonista na elaboração do texto final do evento, mas lamentou que as metas traçadas na Rio+20 tenham sido pouco ousadas. Ela ainda defendeu novos padrões de produção e de consumo e a implantação de uma economia verde, preocupada com a preservação ambiental.
- Mesmo não tendo suprido todos os objetivos, o grande legado da Rio+20 foi provocar o debate mundial sobre o meio ambiente, fazendo com que conceitos e princípios de novos padrões ganhem mais força na sociedade - concluiu.
03/07/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Zôo Safári será inaugurado no Dia Mundial do Meio Ambiente
Zôo Safári será inaugurado no Dia Mundial do Meio Ambiente
Brasil será sede do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2012
'São Paulo Safári' será inaugurado no Dia Mundial do Meio Ambiente
Dia Mundial do Meio Ambiente: Conheça as ações do Rodoanel para proteção do meio ambiente
Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente tem exposição sobre rios voadores