ANA sedia pela 1a vez reunião do Comitê Gestor da Parceria Global da Água



Nesta segunda-feira (7), a Agência Nacional de Águas (ANA) sediou em Brasília a primeira reunião do Comitê Gestor da Parceria Global da Água (GWP, sigla em inglês) na América do Sul. A escolha se motivou pela relevância sul-americana e do Brasil, na gestão de recursos hídricos. O encontro, que vai até o dia 9, e também oferece às instituições do País uma oportunidade de apresentar experiências e boas práticas e discutir sobre a gestão da água com um público internacional seleto e envolvido com o tema.

Além dos diretores da agência, participaram da reunião membros da GWP internacional, da América do Sul, e do Brasil, além do vice-presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga.

O diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, destacou avanços que o Brasil tem alcançado na gestão de recursos hídricos, como por exemplo, a elaboração de importantes planos de recursos hídricos. “É uma contribuição para o planejamento de recursos hídricos e para o desenvolvimento sustentável”, destaca.

Segundo Vicente Andreu, a instituição tem buscado articular um grande pacto nacional para a gestão de água no Brasil, juntamente com todo País, inspirado na Diretiva Quadro da Água da União Europeia, mas adaptado à realidade brasileira. “Estamos procurando fazer com que todos os estados possam ter um nível equivalente de gestão de recursos hídricos”, conclui. Andreu também ressaltou a importância de se haver um organismo internacional sobre água no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU).

A presidente da GWP, Letitia Obeng, ressaltou a prioridade que o País, juntamente com a China, tem para a instituição em termos de parceria. “Este é o início de uma colaboração e um envolvimento maior com o Brasil como um dos membros da instituição”, afirma.

 

Diretiva Quadro

Aprovada pelo Parlamento Europeu em outubro de 2000, a Diretiva Quadro da Água da União Europeia estabelece critérios e metas para vários aspectos da água, como: consumo humano, prevenção e controle de poluição, agricultura, entre outros. Controlar as fontes poluidoras de água, assegurar preços da água que incentivem o uso racional do recurso e obter uma boa qualidade das águas estão entre os principais objetivos da Diretiva.

 

Fonte:
Agência Nacional de Águas



07/11/2011 16:49


Artigos Relacionados


Fazenda: Secretaria realiza 1ª reunião do Comitê Gestor sobre a Nota Fiscal Eletrônica

Fazenda: Secretaria realiza 1ª reunião do Comitê Gestor sobre a Nota Fiscal Eletrônica

Comitê gestor do portal legislativo LexML fará primeira reunião nesta quinta-feira

Brasília sedia reunião do comitê mundial da Unesco

IBGE sedia reunião do Comitê para Infraestrutura de Dados Geoespaciais das Américas

Itamaraty sedia reunião de diretores de água de países amazônicos