Anac reforça fiscalização em aeroportos neste final de ano



A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) vai intensificar a fiscalização no período de 13 de dezembro a 13 de janeiro de 2014 nos 12 principais aeroportos do País. Nesta Operação Fim de Ano, 315 servidores trabalharão em turnos para cobrir os períodos de maior movimento e de maior fluxo de passageiros. Em Brasília, Guarulhos e Galeão, a fiscalização será feita 24h.

As principais companhias aéreas já apresentaram à ANAC os planos de contingência para essa época do ano. Cada empresa elabora o seu plano, de acordo com suas características, e firmam diversos compromissos, como: a ocupação máxima das posições de check-in nos horários de pico, o reforço de funcionários em guichês exclusivos para informações e registro de manifestações, a suspensão da prática de overbooking, aeronaves reserva disponíveis, o aumento no efetivo de tripulação, o remanejamento das manutenções programadas nas aeronaves e o reforço no treinamento das equipes de solo.

“Embora os aeroportos fiquem mais cheios nessa época, queremos garantir a adequada prestação do serviço de transporte aéreo ao usuário, como vem ocorrendo nos últimos anos”, avalia o diretor-presidente da ANAC, Marcelo Guaranys.  Para este mês de dezembro, a expectativa é que 16,4 milhões de passageiros utilizem os aeroportos brasileiros, 200 mil a mais do que o registrado em dezembro de 2012, e 800 mil a mais que o mês de novembro deste ano.

“Os direitos à informação e à assistência devem ser cumpridos pelas empresas e isso será rigorosamente observado”, afirma Guaranys. Além de ampliar o número de servidores nos aeroportos, diretores e gerentes manterão suas atividades de forma a acompanhar as operações ininterruptamente. A atuação da ANAC é parte da operação especial para o setor, nesta época, organizada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (CONAERO), coordenada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR), e conta com a participação de vários órgãos do Governo que atuam nos aeroportos e na aviação civil.

A ANAC esclarece que, pela Resolução nº. 141/2010, é dever da empresa informar aos passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voo e o motivo. Além disso, a companhia deve oferecer facilidade de comunicação (ligação telefônica, Internet e outros) para atrasos superiores a 1 (uma) hora; alimentação adequada para atrasos superiores a 2 (duas) horas, e acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem, para atrasos superiores a 4 (quatro) horas.

Nos casos de preterição de passageiro por troca de aeronave de capacidade inferior, o transportador deverá procurar por passageiros que se voluntariem para embarcar em outro voo mediante o oferecimento de compensações, além de assegurar o direito a receber assistência material, conforme prevê a Resolução n° 141/2010. Caso o passageiro se sinta prejudicado, deve procurar primeiramente a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à ANAC, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.

A Agência possui canais de comunicação destinados a receber manifestações pela internet (Fale com a ANAC), pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, com atendimento em português, inglês e espanhol) ou nos Núcleos Regionais de Aviação Civil (Nurac) localizados nos principais aeroportos do país. Cabe à ANAC analisar cada caso e autuar a companhia, se comprovadas as irregularidades.

 

Operação fim de ano – Aeroportos incluídos

•       Galeão e Santos Dumont – Rio de Janeiro/RJ

•       Congonhas e Guarulhos – São Paulo/SP

•       Viracopos – Campinas/SP

•       Brasília – Distrito Federal

•       Confins – Belo Horizonte/MG

•       Curitiba – São José dos Pinhais/PR

•       Porto Alegre – Porto Alegre/RS

•       Salvador – Salvador/BA

•       Fortaleza – Fortaleza/CE

•       Recife – Pernambuco/PE

 

Fonte:

ANAC



13/12/2013 09:31


Artigos Relacionados


Anac reforça fiscalização nos aeroportos no final do ano a partir desta sexta-feira

Anac realizará fiscalização especial nos aeroportos da Copa das Confederações

Infraero reforça atendimento a usuários de 66 aeroportos neste fim de semana

Anac fará leilão de aeroportos na 2ª feira

Anac realizará auditorias de segurança em quatro aeroportos

Anac divulga primeiro relatório de desempenho dos aeroportos