Analista e técnico em processo legislativo e apoio administrativo são os cargos mais procurados no concurso do Senado



Matéria retificada em 24/10/2008 às 17h56

Os cargos de analista (nível superior) e técnico (nível médio) das áreas de "apoio técnico ao processo legislativo" e "apoio técnico-administrativo" foram os mais procurados pelos inscritos no concurso do Senado. O diretor-geral adjunto do Senado e presidente da Comissão Especial do Concurso, Alexandre Gazineo, informou nesta quinta-feira (23) que, das cerca de 43 mil pessoas que se inscreveram na seleção, mais de 22 mil optaram por esses cargos.

As inscrições terminaram no dia 10 de outubro. O concurso deverá preencher um total de 89 vagas para nível superior e 61 para nível médio. Os salários variam entre R$ 6.722,68, (para técnico) e R$ 13.879,95 (para o cargo de consultor de orçamentos). As provas serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro.

Gazineo reconheceu, em entrevista à Agência Senado, que a expectativa da instituição era de que o número de inscritos fosse muito maior. Os organizadores chegaram a imaginar que haveria um milhão de candidatos e, os mais pessimistas, afirmou ele, apostavam em 300 mil. O diretor-adjunto disse, porém, que a quantidade de inscritos não faz diferença para o Senado e que a instituição espera que os candidatos inscritos "reflitam" os mais preparados do mercado.

O diretor-geral adjunto declarou que o número de inscritos menor que o esperado pode ser encarado como uma pré-seleção. Para ele, pode-se imaginar que os inscritos sejam pessoas que provavelmente se prepararam muito e "vêm com unhas e dentes" em busca de uma vaga no serviço público. No caso dos cargos destinados à Secretaria de Comunicação Social do Senado, Gazineo acredita que a exigência de grande especialização pode ter desestimulado a inscrição de uma maior quantidade de candidatos.

- Esse concurso pode ter uma quantidade menor de candidatos, mas esperamos que a qualidade seja muito expressiva - disse ele.

Gazineo informou também que o Distrito Federal foi a unidade da federação onde houve mais inscritos, seguido de São Paulo e Rio de Janeiro. O menor número de concorrentes está em Porto Alegre.

O diretor-geral adjunto considerou o trabalho da comissão de preparação do concurso bem sucedido. Ele observou que não houve, até agora, nenhum processo de impugnação ou mandado de segurança contra a seleção. Além disso, afirmou, outros órgãos, como o Conselho Nacional de Justiça, acompanharam o trabalho da comissão para aprender com a experiência. Gazineo também avaliou como "muito bom" o trabalho da Fundação Getúlio Vargas, que organiza pela primeira vez um concurso para o Senado.



23/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Técnico legislativo na área de administração é o cargo mais procurado no concurso do Senado e policial legislativo é o que terá mais concorrência

Projeto cria cargos de subprocurador, analista e técnico no MPT

Secretaria da Educação realiza concurso para analista administrativo neste domingo

Senado homologa resultado de concurso para técnico legislativo

Autorizado concurso para 157 cargos de Analista de Comércio Exterior

Planejamento fará concurso para 149 cargos de analista de infraestrutura