Anatel prevê alta procura na licitação do 4G para telefonia celular
A licitação das faixas de radiofrequência para a quarta geração (4G) da telefonia celular tende a despertar o interesse de muitos concorrentes. A previsão é de Bruno Ramos, superintendente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Durante a segunda e última audiência pública da Anatel antes do lançamento do edital, realizada na quinta-feira (2) em São Paulo, ele reforçou que as informações técnicas já estão disponíveis para as empresas.
Serão licitadas as faixas de 451 megahertz (MHz) a 458 Mhz; de 461 MHz a 468 MHz; e de 2,5 gigahertz (GHz) a 2,69 GHz. “A Anatel fez um plano de negócios conservador que, em linhas gerais, leva em consideração o investimento, parte da operação, retorno do capital e perspectiva de crescimento da demanda”, disse.
Ramos lembrou que os grandes eventos esportivos que o Brasil receberá nos próximos anos, em especial a Copa do Mundo da Fifa 2014 e as Olimpíadas de 2016, vão criar demanda pelos serviços de banda larga ultrarrápida nas novas faixas de frequência que o governo está disponibilizando.
De acordo com a Anatel, todas as cidades-sede da Copa das Confederações de 2013 (torneio-teste para a Copa do Mundo) devem ser atendidas até o fim de maio de 2013 com a tecnologia 4G da telefonia celular. E, no fim de 2013, o serviço estará disponível para todas as cidades-sede e subsede do Mundial de 2014. Nas capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes, a telefonia 4G deve chegar até maio de 2014, enquanto as cidades com mais de 100 mil moradores deverão ser beneficiadas até dezembro de 2015.
A consulta pública fica aberta até 26 de fevereiro.
Fonte:
Portal da Copa
03/02/2012 11:33
Artigos Relacionados
Anatel vai regulamentar compartilhamento de torres de telefonia celular
Sem participação da Anatel, Senado debate o funcionamento da telefonia celular no país
Licitação entre operadoras de telefonia móvel vai gerar qualidade de serviços e menores preços, diz conselheiro da Anatel
Senado estabelece limites da OMS para instalação de antenas de telefonia celular
Anatel amplia capacidade de numeração para celular em São Paulo
Proposta acaba com prazo de validade para créditos da telefonia celular pré-paga