Anatel reduz valores que prestadoras deverão pagar para usar banda larga de outras operadoras



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a redução de cerca de 30% nos valores de referência que prestadoras pagam quando precisam usar redes de outras operadoras para levar serviço de banda larga aos usuários.

Segundo a relatora da proposta de revisão do Regulamento de Exploração Industrial de Linhas Dedicadas (Eild), Emília Ribeiro, a redução dos valores poderá ser repassada aos usuários. “Temos a esperança, quase certeza, de que vamos atingir os usuários na prestação de serviços. Acreditamos que a redução do valor possa ser transferida para o usuário”, disse Emília.

De acordo com a relatora, a revisão do regulamento é fundamental para a expansão dos serviços no País, especialmente no âmbito do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). O regulamento atual sobre Eild está em vigência desde 2005.

Também foi aprovada a criação de uma entidade para supervisionar a oferta de rede no atacado. Emília Ribeiro havia excluído esse item do regulamento, argumentando que a própria Anatel deveria fazer esse papel.

O presidente da agência, João Rezende, explicou que a entidade poderá dar mais transparência ao processo de contratação de linhas dedicadas (linha telefônica que dá acesso permanente à internet). O funcionamento da entidade dependerá de regulamentação da Anatel.

 

Fonte:
Agência Brasil



04/05/2012 11:20


Artigos Relacionados


Anatel não aceita pedido de operadoras de telefonia para impugnar edital da Banda H

Equipamentos para Plano Nacional de Banda Larga deverão ter isenção fiscal

Aneel autoriza Telebrás a usar fibra ótica estatal para expandir banda larga

Anatel publica regulamento com metas de qualidade para banda larga

Anatel pretende criar indicador para avaliar serviço de conexão banda larga

Anatel fará consulta pública para rever avaliação da banda larga móvel