Aneel aprova novas tarifas em Mato Grosso e São Paulo



A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou em reunião pública nesta terça-feira (5) o reajuste tarifário da concessionária Centrais Elétricas Matogrossenses S.A (Cemat) e da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista). As novas tarifas entram em vigor no dia 8 de abril. 

As 1.040.699 unidades consumidoras da Cemat, distribuídas em 141 municípios, sofrerão reajuste médio de 12,89%: 13,16% para residências e 12,22 para indústrias. A concessionária pedia reajuste de 13,18% Já as 3,6 milhões de unidades consumidoras de 234 municípios atendidos pela CPFL Paulista terão reajuste médio de 7,23%, sendo 6,95% para residências e 7,72% para indústrias. A empresa pedia reajuste médio de 6,71%. 

Para calcular o reajuste, a Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais. 

Mais informações sobre os processos de reajustes tarifários podem ser consultadas no site da Aneel, perfil espaço do consumidor, na cartilha "perguntas e respostas sobre tarifas de distribuidoras de energia elétrica".


Fonte:
Aneel



06/04/2011 16:19


Artigos Relacionados


Aneel aprova reajustes nas tarifas de energia para Minas Gerais e Mato Grosso do Sul

São Paulo, Minas e Mato Grosso do Sul têm tarifas de energia reajustadas

Aneel aprova novas tarifas diferenciadas por horário que podem baratear conta de luz

Senado aprova concessões de TV em São Paulo e Mato Grosso do Sul

Aneel aprova mudanças nas tarifas de energia elétrica no ES, PA, PR e SC

Aneel autoriza reajuste de tarifas de cooperativas do interior de São Paulo