Aneel aprova novo reajuste tarifário para distribuidoras de energia do Rio de Janeiro e Boa Vista
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste tarifário de duas distribuidoras: a Light Serviços de Eletricidade S/A e da Boa Vista Energia S.A. Ao calcular os índices de reajuste, a agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência.
As novas tarifas da Light Serviços entrarão em vigor no dia 7 de novembro para 3,686 milhões de unidades consumidoras do Rio de Janeiro. O efeito médio a ser percebido pelos consumidores será de 7,82%. Os índices que serão aplicados às contas de luz dos consumidores da Light são de 8,04% para locais com consumo de baixa tensão (residências, por exemplo) e de 7,36% para locais com consumos de alta tensão (indústrias, por exemplo).
As tarifas da Boa Vista Energia S.A. entram em vigor nesta terça-feira (1º) para 87 mil consumidores no município de Boa Vista (RR). O efeito percebido será de 12,92%. Os índices que serão aplicados às contas de luz da Boa Vista Energia são de 13,15% para locais com consumo de baixa tensão e de 12,38% para locais com consumos de alta tensão.
A fórmula de cálculo de reajuste inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X (índice fixado pela Aneel na época da revisão tarifária),e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais. Os índices aprovados são o máximo que as empresas podem praticar.
Fonte:
Aneel
01/11/2011 19:16
Artigos Relacionados
Aneel aprova reajuste tarifário de companhia de energia de Sergipe
Aneel aprova reajuste de energia em 66 municípios do Rio de Janeiro
Aneel aprova reajuste tarifário de concessionárias do ES e da PB
Aneel aprova reajuste tarifário de distribuidora do interior de SC
Aneel aprova reajuste tarifário no Amazonas e em duas cidades do interior paulista
Aneel aprova reajuste em distribuidoras de São Paulo e Minas Gerais