Aneel decide reajuste de energia no Distrito Federal na terça (16)
O reajuste tarifário da Companhia Energética de Brasília (CEB Distribuição) será deliberado em reunião de diretoria da próxima terça-feira (16/08). As novas tarifas da distribuidora brasiliense entrarão em vigor no dia 26 de agosto.
Ao calcular o reajuste tarifário anual das distribuidoras, a Agência considera a variação de custos que as empresas tiveram no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X*, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.
As concessionárias encaminham informações econômicas e um índice com o reajuste pleiteado. Os dados são usados como referência para análise da área técnica da Agência, que sinaliza o reajuste a ser submetido à aprovação da diretoria, em reunião pública. Os pleitos das empresas são divulgados no sítio da ANEEL. Consulte aqui o pleito CEB.
A aplicação do reajuste anual e da revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão assinados entre as empresas e o Governo federal, por meio da ANEEL. Os índices homologados pela Agência são os limites a serem praticados pelas empresas. Leia mais sobre os processos de atualização tarifária em, em Espaço do Consumidor, em Tarifas – Consumidores Finais.
Mais informações sobre os processos de reajustes tarifários também podem ser consultadas no endereço eletrônico da ANEEL, perfil espaço do consumidor, na cartilha "perguntas e respostas sobre tarifas de distribuidoras de energia elétrica". (DB/GL)
Fonte:
Aneel
15/08/2011 09:59
Artigos Relacionados
Aneel aprova reajuste de energia elétrica em Roraima
Aneel aprova reajuste de energia em 66 municípios do Rio de Janeiro
Aneel publica reajuste de Tarifa de Energia de Otimização
Aneel aprova reajuste tarifário de companhia de energia de Sergipe
Aneel aprova reajuste de tarifas de energia de cinco concessionárias
Aneel aprova reajuste de 7,35% para tarifa de energia em Resende (RJ)