Anibal Diniz considera resultado das eleições municipais favorável ao PT



Em pronunciamento nesta terça-feira (9), o senador Anibal Diniz (PT-AC) disse que o resultado das eleições municipais do ultimo domingo contrariou as previsões desastrosas de prejuízos ao PT, tendo em vista que o partido não só venceu em diversas cidades, como aumentou em 14% o numero de municípios que irá governar a partir de janeiro de 2013.

Anibal Diniz lembrou que os analistas e colunistas da imprensa eram quase unânimes nas previsões pouco otimistas sobre o desempenho dos candidatos do PT. Os institutos de pesquisas, disse ele, tiveram como referência essas previsões, e os recentes fatos políticos, com o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), serviram para que os apregoadores de resultados prévios insistissem na tese da exaustão do PT, que amargaria derrotas capazes de relegá-lo a um papel secundário na política em todo o país.

O PT tem hoje 550 prefeituras e passará a ter, sem incluir os resultados do segundo turno, a ser realizado em 29 próximo, 625. Dos 115,8 milhões de votos computados em todo o país nestas eleições, os candidatos do PT receberam 17,3 milhões, o maior número dentre todos os partidos que participaram do pleito – quase 15% da totalidade, assinalou o senador.

- O PSDB, nosso principal adversário no plano nacional, teve 13,9 milhões de votos, ou seja, 3,4 milhões de votos a menos que os obtidos pelos candidatos do PT. Das 22 cidades em que candidatos do PT disputarão o segundo turno, em seis a disputa será contra candidatos do PSDB – informou o senador, ressaltando que o crescimento do PT se tornará “certamente maior e mais significativo com o resultado do segundo turno”.

Anibal Diniz lembrou que o Brasil tem 83 municípios com mais de 200 mil eleitores, que representam apenas 1,5% dos municípios brasileiros, mas têm 36,5% do eleitorado. Nesse grupo, disse, o PT já conquistou oito prefeituras no primeiro turno e vai disputar outras 22, “com grande chance de vitória e com a possibilidade de ampliar significativamente o número de prefeituras a serem administradas pelo partido”.

- O PT tem, portanto, a possibilidade, se lograr sucesso em todas as cidades em que disputará em segundo turno, de chegar a 30 cidades de grande porte. Trinta das 83 cidades contam diretamente com disputa do PT, sendo que, em oito delas, o PT já venceu no primeiro turno, e teremos disputa em 22 cidades no segundo turno. Isso é uma demonstração inequívoca da força do Partido dos Trabalhadores e, principalmente, de sua inserção e aprovação em todas as regiões do país – afirmou.

Anibal Diniz disse ainda que o PT sempre teve em São Paulo a preferência de cerca de 30% dos eleitores, e não havia motivo para que esse patamar não fosse alcançado mais uma vez.



09/10/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aníbal Diniz comemora resultado da pesquisa CNI/Ibope favorável aTião Viana

'Eleições municipais frustraram quem esperava fracasso do PT', diz Anibal Diniz

Anibal Diniz comemora resultado de audiência com ministro dos Transportes

Anibal Diniz informa que no Acre PT dará prioridade a candidatos jovens nas eleições deste ano

Anibal Diniz destaca Dia do Acre na Rio+20

Anibal Diniz comemora os 34 anos do PT