Anibal Diniz propõe mediação para resolver situação de frigoríficos no Acre
Em pronunciamento nesta segunda-feira (25), o senador Anibal Diniz (PT-AC) se disse preocupado com uma ação civil pública contra frigoríficos do estado resultante de trabalho conjunto do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Superintendência Regional do Trabalho no Acre.
Na ação, há recomendação de multa de R$ 500 por quilo de carne produzido em cerca de 1,3 mil áreas desmatadas ilegalmente e adquirido pelos frigoríficos. Segundo o senador, os critérios para a aplicação não são justos porque levam em conta a área total das propriedades, e não apenas a área embargada.
- Não foi apenas tido, para efeito dessa ação, o espaço embargado, mas a propriedade como um todo. Se uma propriedade tem 500 hectares, mas há 50 hectares embargados, a produção de toda a propriedade foi atingida, de tal maneira que está se falando em uma multa para todos os frigoríficos do Acre superior a R$ 2 bilhões. Isso é completamente impraticável - alertou.
Para Anibal Diniz, a aplicação das multas é "uma força excessiva para uma solução que pode ocorrer de forma negociada". A medida prejudicaria principalmente os pequenos produtores, responsáveis por 85% da produção pecuária do Acre. O senador se propôs a mediar um acordo para evitar prejuízos econômicos ao estado.
- A sociedade do Acre tem maturidade suficiente para resolver seus problemas com diálogo, com termos de ajustamento de conduta e até com punição, se for o caso, mas não punições que inviabilizem completamente a economia do estado - disse Anibal Diniz, ressaltando que já falta carne em cidades do Acre.
25/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Anibal Diniz lê nota da bancada do Acre pedindo suspensão de ação civil pública contra frigoríficos
Anibal Diniz relata situação de calamidade com enchente no Acre
Anibal Diniz comemora autorização da Receita para funcionamento de ZPE no Acre
Anibal Diniz destaca projeto para construção de moradias no Acre
Anibal Diniz destaca sucesso de projeto para criação de peixes no Acre
Anibal Diniz comemora aquisição de máquinas para impulsionar piscicultura no Acre