Ano Cultural do Senado promove diversas atividades até o final de 2008



A partir de agosto serão realizadas no Senado Federal diversas atividades culturais - entre shows, exposições, lançamentos de livros, exibição de filmes e debates, entre outros - dentro da programação do Ano Cultural Artur da Távola. Organizados por senadores e servidores da Casa, os eventos ocorrerão na sede e anexos do Senado Federal em Brasília que, em 2008, é a Capital Americana da Cultura, título conferido pela Organización Capital Americana de la Cultura (CAC) em março de 2008. Além dos 50 anos da Bossa Nova, serão homenageados também escritores como Graciliano Ramos, Machado de Assis, Guimarães Rosa e Câmara Cascudo.

No mês de agosto, a programação do Ano Cultural Artur da Távola começa na segunda-feira (4), com show do músico Tico da Costa, do Rio Grande do Norte. O show integra a Homenagem à Bossa Nova do Ano Cultural e terá lugar no auditório do Interlegis a partir das 19h.

Na terça-feira (5) começa a Semana Guimarães Rosa, com série de eventos em comemoração aos 100 anos de nascimento do escritor, como a Exposição Guimarães Rosa (de 5 a 15 de agosto) que contará com material cedido pela Academia Brasileira de Letras (ABL). Também na terça-feira (5) haverá o lançamento do Dicionário Guimarães Rosa, elaborado por Luiz Coronel; e se realiza o Painel Guimarães Rosa, no auditório do Interlegis, quando estudiosos discutirão a vida e obra do escritor.

Ainda em agosto, será promovido na terça-feira (26) o Painel 1968, no auditório Interlegis, com debate entre intelectuais sobre os acontecimentos daquele ano. No mesmo lugar, entre os dias 12 e 14, a Semana da Bossa Nova trará shows de funcionários do Senado, em comemoração aos 50 anos de lançamento do disco Chega de Saudade, de João Gilberto, disco considerado como marco inaugural da bossa nova.

No mês de setembro terão destaque as homenagens ao escritor e jornalista Machado de Assis. Na quarta-feira (10), será realizada sessão solene em homenagem à Imprensa Nacional e começa a Semana Machado de Assis, em memória dos 100 anos de falecimento do escritor. Nessa semana, será apresentada a exposição Machado de Assis e Seus Pares, com material da Biblioteca do Senado, e será lançado o documentário realizado pela TV Senado sobre o escritor. Ainda em setembro, intelectuais discutirão sua obra durante o Painel Machado de Assis. Também serão lançados dois livros dedicados à obra machadiana.

Em outubro as atenções se voltam para o escritor alagoano Graciliano Ramos. Na segunda-feira (27) começa a semana em memória aos 55 anos da morte do escritor. Estão previstas a Exposição Chão de Graciliano e a exibição dos originais do livro Vidas Secas, obra-prima do escritor. Também será promovido o painel Moralidade e Administração Pública - 80 anos de um relatório universal, quando serão discutidos os relatórios de Graciliano sobre sua gestão à frente da Prefeitura de Palmeira dos Índios (AL). Também no final de outubro serão exibidos os filmes Vidas Secas e Língua Portuguesa, de Nelson Pereira dos Santos e O Engenho de Zé Lins, de Vladimir Carvalho, entre outros

Já em novembro, o Ano Cultural promove homenagem aos 110 anos de nascimento do escritor e folclorista Câmara Cascudo. Serão lançados o vídeo Doutor Cascudinho, um Paroquiano Universal e o livro inédito de Cascudo Casa do Cunhaú. Também em novembro haverá a exposição em homenagem ao artista plástico Antônio Poteiro.

31/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Catavento Cultural promove atividades especiais em julho

Garibaldi lança programação cultural do Senado Federal em 2008

Fundação Procon-SP celebra mês do consumidor com diversas atividades

Semana do consumidor será marcada com diversas atividades

Museu da Língua Portuguesa comemora 7 anos com diversas atividades

Programa Ligado leva crianças com deficiência a diversas atividades