ANS esclarece casos da cobrança de valores adicionais em rede conveniada no DF



A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou nesta quarta-feira (20) nota de esclarecimento em relação às notícias veiculadas sobre a cobrança de valores adicionais para beneficiários de planos de saúde em consulta médica na rede conveniada do Distrito Federal.

De acordo com a ANS, o acesso aos serviços contratados pelo beneficiário deve ser garantido por sua operadora de plano de saúde e é proibida a cobrança de valores adicionais por consultas ou qualquer outra prestação de serviço que tenha cobertura obrigatória pelo plano contratado.

O documento ainda afirma que, caso algum prestador de serviço de saúde anuncie cobrança de valores adicionais para o beneficiário, a operadora deve ser comunicada e oferecer alternativa de atendimento sem qualquer ônus.

Nos casos em que a operadora não solucionar o problema, a ANS deverá ser comunicada através dos canais de atendimento: 0800 701 9656, pelo site da agência ou em qualquer dos 12 núcleos da ANS espalhados pelo Brasil.

É atribuição da agência estabelecer e fiscalizar regras para os contratos que regem a relação das operadoras com os prestadores de serviços de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios e médicos, entre outros).

A ANS ressalta que os direitos dos beneficiários, previstos em contrato, não podem ser desrespeitados devido a negociações entre operadoras e prestadores. Estas negociações também não devem comprometer o acesso ao atendimento. Caso isso aconteça, nas localidades em que o acesso seja gravemente comprometido, a ANS poderá determinar a suspensão da comercialização de planos de saúde até que o acesso seja restabelecido, sem prejuízo das penalidades cabíveis.

 

Fonte:
Agência Nacional de Saúde Suplementar



20/04/2011 17:21


Artigos Relacionados


Planos de saúde devem ser obrigados a divulgar rede conveniada na internet

Planos de saúde devem divulgar mapa de rede conveniada a partir de sábado (23)

Secretaria do Tesouro esclarece valores de restos a pagar

Receita Federal esclarece alteração nos valores do IRPF em coletiva

Polícia esclarece 522 casos de desaparecimento em apenas 15 dias

Rede privada de saúde poderá atender casos de urgência do SUS