ANTT: três consórcios disputarão leilão do trem-bala que ligará Campinas, São Paulo e Rio
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Bernardo Figueiredo, disse nesta quarta-feira (16) que o leilão do trem de alta velocidade (TAV), que vai ligar as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, poderá ter a participação de três consórcios.
A informação indica que a negociação entre construtoras e empresas de tecnologia que participarão do leilão do TAV está chegando à etapa final. A entrega das propostas dos interessados deve ser feita até o dia 11 de abril. O custo estimado do empreendimento, que deve estar concluído em 2015, é de R$ 33 bilhões.
A proposta tecnológica vencedora do projeto deverá ser adotada como padrão pelo Brasil para todos os outros projetos similares, informou Figueiredo, lembrando que essa lógica é a mesma que valeu na adoção do sistema do modelo nipo-brasileiro de TV digital. A ideia é que o País tenha tecnologias competitivas, que possam ser exportadas para outros países.
Marcado para 29 de abril, o leilão não deve ser adiado novamente. Em 2010, a licitação, marcada inicialmente para dezembro, foi adiada a pedido das indústrias do setor ferroviário e de equipamentos.
Fonte:
Agência Brasil
16/02/2011 21:01
Artigos Relacionados
ANTT adia pela segunda vez leilão do trem-bala
ANTT garante que não haverá novo adiamento do leilão do trem-bala
Presidente da ANTT confirma que vai pedir adiamento de leilão do trem-bala
Leilão do trem-bala que vai ligar o Rio a Campinas será em dezembro
Projeto do trem-bala pode ter ajustes, mas ANTT garante que leilão não será adiado novamente
Flexa critica construção de trem bala entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro