Anvisa aprova novo medicamento para tratamento da Hepatite C



Na semana em que se comemora o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de um novo medicamento para tratamento da Hepatite C. O antivirótico Boceprevir aumenta de 40% para 60% as chances de cura da Hepatite C do genótipo tipo 1.

O medicamento inibe a replicação do vírus da Hepatite, o HCV, para os portadores do genótipo tipo 1. A Hepatite C também pode ser provocada pelos genótipos dos tipos 2 e 3 do mesmo vírus. O Boceprevir é indicado para portadores do genótipo 1 do HCV que nunca foram tratados e para aqueles que não tiveram sucesso com o tratamento disponível até o momento. O novo medicamento deve ser administrado em associação com outros dois medicamentos já utilizados no tratamento da Hepatite C, o Interferon e a Ribavirina, para que alcance o resultado esperado.

O Interferon é um medicamento biológico empregado para tratar a Hepatite C. Já a Ribavirina é uma droga antiviral capaz de prevenir a multiplicação de vírus, que quando associada às formas sintéticas de alfa-interferon tem boa resposta em pacientes com hepatite C crônica. 

   

Prevenção

Como medida de prevenção à contaminação pelo vírus da Hepatite nos serviços de embelezamento e estética nos quais não existe responsabilidade médica, a Anvisa e as Vigilâncias Sanitárias de estados e municípios elaboraram referências técnicas que podem ser adotadas em todo País.

A referência técnica é um parâmetro que orienta a inspeção sanitária feita por servidores das vigilâncias estaduais e municipais em ambientes como salões de beleza e estúdios de tatuagem.  A recomendação do documento para pigmentação (tatuagem) e aplicação de piercing envolve o cadastro dos clientes, adequação das estruturas físicas, materiais, procedimentos e recursos humanos.

Para proteger o cliente da infecção por vírus, o texto diz que lâminas e as agulhas são de uso individual e devem ser descartados em lixo especial para material infectante após o uso.

O documento também detalha o tratamento que os salões de beleza devem dar aos materiais de uso individual e único, os descartáveis, e os que são utilizados por diversos clientes. Neste caso, o documento define quais podem ser higienizados com limpezas feitas apenas com produtos químicos e aqueles nos quais a esterilização é necessária.

 

Fonte:
Anvisa



27/07/2011 20:42


Artigos Relacionados


Anvisa aprova medicamento para o tratamento da hepatite C

Anvisa aprova medicamento para o tratamento da hepatite C

Anvisa recolhe lote de medicamento usado no tratamento de hipertensão arterial

Ministério da Saúde vai oferecer novo medicamento para tratamento da Aids

Novo medicamento para tratamento do câncer de mama será oferecido pelo SUS

Novas medidas vão agilizar o acesso a medicamento para hepatite C