Anvisa interdita lote de amendoim e suspende outros produtos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quarta-feira (21), duas medidas suspensivas. A primeira resolução proíbe a venda de todos os produtos da empresa MedFlex e a segunda determinou aa interdição preventiva de uma marca de amendoim. As medidas são validas em todo o País.
Segundo a agência, a empresa Medflex, com sede em Anápolis (GO), não possui autorização de funcionamento. Além disso, os produtos para limpeza fabricados pela empresa não possuem registro.
Já a segunda resolução da Anvisa determina a suspensão da venda do amendoim da marca Lara. O lote 005 do amendoim, válido até 30 de setembro de 2010, apresentou 379 mg de Aflatoxina por quilo. Atualmente, a legislação brasileira define que o teor da toxina não pode ultrapassar os 20 mg/kg.
As Aflatoxinas são micotoxinas que podem causar graves problemas à saúde, comprometendo principalmente o fígado, com manifestações de cirrose hepática, necrose aguda e até mesmo câncer hepático.
Entenda a Interdição cautelar
A interdição cautelar de produtos é válida por 90 dias após a divulgação no Diário Oficial. Durante esse prazo, os lotes interditados não podem ser comercializados nem consumidos. Segundo a Anvisa, o usuário que já tiver adquirido algum produto dos lotes interditados deve interromper o uso. Ainda durante esse período, é realizada a contraprova do laudo de análise fiscal.
Fonte:
Anvisa
Saiba mais sobre a Anvisa no Portal Brasil.
31/07/2010 07:05
Artigos Relacionados
Anvisa interdita lote de amendoim
Anvisa suspende e interdita diversos produtos
Anvisa suspende e interdita produtos médicos
Anvisa interdita lotes de amendoim, mariola de banana e água mineral fluoretada
Anvisa interdita lote de alisante capilar
Anvisa suspende lote de glicose