Anvisa presta esclarecimentos sobre casos de gastrenterite no navio Veendam
Com relação aos 86 casos gastrenterite a bordo do navio de cruzeiro Veendam, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclareceu que os primeiros casos de gastrenterite ocorreram no último dia 6, quando o navio estava em navegação pelo Chile, passando pela Argentina e Uruguai.
Na última terça-feira (22), dia em que a embarcação chegou ao Brasil, a equipe da Anvisa e do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância Saúde do Rio de Janeiro realizaram inspeção sanitária a bordo do navio e deram início a investigação epidemiológica dos casos.
Durante a inspeção, a equipe do navio já havia adotado as seguintes medidas sanitárias para controle do surto: isolamento dos casos por 48h (inclusive acompanhantes e familiares que se encontravam na mesma cabine); limpeza e desinfecção do navio, adoção de protocolo específico do navio (Código Vermelho) com suspensão do serviço de auto-atendimento de alimentação (self-service) de passageiros e tripulantes; informes sonoros sobre a importância da constante higienização das mãos e disponibilização de higienizador para mãos em todos os pontos estratégicos de passagem de viajantes.
O navio só foi liberado do para prosseguir viagem após limpeza e desinfecção das áreas comuns de circulação, intensificação do controle de alimentos para consumo e intensificação no gerenciamento dos resíduos gerados a bordo.
Para dar continuidade a investigação epidemiológica dos casos, foram coletadas amostras clínicas e ambientais para análise laboratorial.
O navio Veendam seguiu em direção ao Uruguai, Argentina e Chile e retornará ao Brasil apenas em fevereiro de 2011.
Todas as informações referentes à inspeção e investigação realizadas foram repassadas às autoridades sanitárias dos outros países, por meio do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Fonte:
Anvisa
23/10/2013 15:02
Artigos Relacionados
Saúde presta esclarecimentos sobre plano de enfrentamento ao crack
Secretário do Tesouro presta esclarecimentos sobre o fundo soberano
Ex-presidente da Petrobras presta esclarecimentos sobre compra de refinaria nos EUA
PITTA PRESTA ESCLARECIMENTOS NA CAE SOBRE DÍVIDA DA PREFEITURA DE SÃO PAULO
MINISTRO PAULO PAIVA PRESTA ESCLARECIMENTOS SOBRE ORÇAMENTO
Ministro dos Transportes presta esclarecimentos sobre situação do DNIT e de rodovias