Anvisa proíbe venda de marca de açúcar cristal e de canela em pó por irregularidades



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, por 90 dias, da canela em pó da marca Junita, com data de fabricação de 4 de julho de 2011, produzido pela Comercial JT de Alimentos Ltda., em Poços de Caldas (MG). A Anvisa considerou que o produto representa risco à saúde do consumidor por conter pelo de roedor.

A canela em pó está entre os alimentos submetidos ao controle e fiscalização sanitária da Anvisa, assim como bebidas, águas envasadas, aditivos alimentares e de medicamentos veterinários.

A presença dos pelos foi detectada em amostras do produto enviadas para análise no Instituto Octávio Magalhães da Fundação Ezequiel Dias, em Minas Gerais. A interdição do produto e do estabelecimento por 90 dias é feita como medida cautelar, para a realização de testes, provas, análises ou outras providências requeridas. Ao término desse prazo, o produto ou estabelecimento será automaticamente liberado.

A Anvisa também proibiu a distribuição e a comercialização, em todo o País, do Lote 12 do açúcar cristal especial da marca Estrela, com data de fabricação de 13 de maio de 2011 e validade até 13 de maio de 2013, produzido pela empresa LDC Bioenergia S.A., na filial Usina Passa Tempo, em Mato Grosso do Sul. Segundo laudo, o produto continha fragmentos metálicos de diversos tamanhos.

As resoluções foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (19) e já estão em vigor.

 

Fonte:
Agência Brasil



19/01/2012 12:41


Artigos Relacionados


Anvisa proíbe distribuição e venda de lote de açúcar cristal

Anvisa proíbe venda de lote de açúcar contaminado

Anvisa interdita açúcar cristal de duas marcas

Anvisa proíbe lote de açúcar fabricado por empresa de São Paulo

Anvisa proíbe venda de lotes de suplemento proteico

Anvisa proíbe venda de quatro suplementos alimentares