Apenas 14% dos candidatos deste ano são mulheres



Dos pouco mais de 19 mil candidatos que concorrerão às eleições de 1º de outubro - para os postos de presidente da República, governador, deputado federal, deputado estadual e, no caso do Distrito Federal, deputado distrital -, apenas cerca de 14% são mulheres.

Os estados com a menor participação feminina, em termos percentuais, são Paraíba (7,71%) e Goiás (9,04%). Já as unidades de federação com maior porcentual de candidatas são Distrito Federal (20,29%), Tocantins (19,08%) e Acre (18,99%). Esses dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o TSE, nove estados não apresentaram candidatas aos respectivos governos: Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Sergipe. Em contraste, no Distrito Federal três homens e três mulheres concorrem ao governo.

Quanto ao cargo de senador, cinco estados não têm candidatas: Alagoas, Bahia, Goiás, Paraíba e Rondônia. Já os estados com o maior percentual de mulheres que concorrem ao Senado são Amapá (44,44%), Mato Grosso (37,5%) e Rio Grande do Sul (30%).

O presidente da República, os governadores e os senadores são eleitos pelo sistema majoritário de votos.

Eleições proporcionais

No caso dos mandatos que serão definidos por eleições proporcionais (deputados estaduais, distritais e federais), a Lei 9.504/97 - também conhecida como Lei das Eleições - determina que "cada partido ou coligação deverá reservar [a partir do número de candidaturas a que tem direito] o mínimo de trinta por cento e o máximo de setenta por cento para candidaturas de cada sexo". Essa lei garantiria às mulheres um percentual mínimo (30%) de vagas nas candidaturas de cada partido ou coligação. Mas o que ocorre, na prática, é que tais vagas não vêm sendo preenchidas.

De acordo com o TSE, os estados com os menores percentuais de candidatas nas eleições para deputado federal são Goiás (5,69%), Paraíba (6,12%) e Piauí (7,29%). Já os com maiores percentuais são Sergipe (24,53%), Tocantins (21,69%) e Mato Grosso do Sul (21,33%).

Para deputado estadual, os menores percentuais de presença feminina são de Mato Grosso (7,65%), Paraíba (8,43%) e Piauí (12,12%). Os maiores percentuais são de Tocantins (18,73%), Rio de Janeiro (17,67%) e Amapá (17,44%). No Distrito Federal, 21,13% dos candidatos a deputado distrital são mulheres.



21/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Candidatos do Enem terão acesso à correção da redação a partir deste ano

Anibal Diniz informa que no Acre PT dará prioridade a candidatos jovens nas eleições deste ano

Cristovam lamenta a falta de propostas dos candidatos, que "apenas fazem o que recomendam os marqueteiros"

Mulheres no mercado de trabalho é tema do programa Brasileiras deste mês

Veja quem são as mulheres que receberão o prêmio Bertha Lutz deste ano

Senado descobre que apenas 12% dos vereadores e deputados estaduais são mulheres