Apenas 5% dos cursos superiores recebem nota máxima no Enade



Apenas 5,5% dos cursos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2009 alcançaram nota máxima. O exame é aplicado a alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores para medir a qualidade do ensino oferecido. Cada graduação recebe nota em uma escala de 1 a 5, sendo que 1 e 2 são considerados desempenho insatisfatório; 3, razoável; e 4 e 5, bom.

Os cursos que tiveram nota 4 totalizaram 17,8%. Já os com nota 3, 44,2%; com nota 2, 28,4%; e com nota 1, 3,93%. Um total de 1.260 graduações ficaram sem conceito porque não houve número suficiente de alunos participando da prova.

Em 2009, foram avaliados 6.804 graduações em administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, economia, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro e turismo, e os cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.

O Enade é utilizado para compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores que são utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) nos processos de regulação.


Fonte:
Agência Brasil



13/01/2011 18:18


Artigos Relacionados


Enade reprova 37,4% dos cursos superiores do País e MEC decide cortar 50 mil vagas

MEC diz que supervisão de cursos superiores continuará sendo feita pelo Enade

Cursos superiores

Vigilância sanitária de remédios no Brasil recebe nota máxima da OMS

Índice de turistas estrangeiros que dão nota máxima ao País atinge 31,5% pela 1ª vez

Catálogo relaciona dez novos cursos superiores