Apex-Brasil apresenta seu primeiro relatório de sustentabilidade
A sustentabilidade como ferramenta de inovação e diferencial competitivo foi um dos temas abordados durante o lançamento do primeiro Relatório de Sustentabilidade da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), nesta sexta-feira (28), na sede da agência em Brasília.
Reforçando seu papel de indutora da sustentabilidade e da inovação como diferenciais competitivos para os setores e empresas clientes, a Apex-Brasil promoveu um debate com representantes de três empresas que falaram da sua experiência com a sustentabilidade como diferencial competitivo. Participaram a diretora de Marketing e Comercial Quimilaus, Gracielle Vernize, o diretor Comercial da Native, Fernando Alonso e os CEOs da Terpenoil, Marcelo Ebert e da subsidiaria Ambievo, Fernando Pecoraro.
O Relatório
O Relatório de Sustentabilidade da Apex-Brasil utiliza a metodologia da Fundação Global Reporting Initiative (GRI), cuja missão é disseminar diretrizes globais para a elaboração de relatórios de sustentabilidade, que abordem aspectos econômicos, sociais e ambientais. Baseado nas diretrizes da GRI, o documento divulga os resultados obtidos no ano de 2012, no contexto dos compromissos, da estratégia e da forma de gestão da organização.
Elaborado com a participação e o envolvimento de toda a equipe de colaboradores da agência, o Relatório de Sustentabilidade relata o crescimento da Apex-Brasil ao longo de seus 15 anos de existência e mostra sua contribuição para o reconhecimento do País como um importante player no mercado global.
“O documento materializa princípios importantes da responsabilidade social como transparência e prestação de contas, e com ele queremos registrar nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a importância da inovação e da sustentabilidade para o aumento da competitividade do Brasil”, disse o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Ricardo Santana.
Um desses princípios é o da parceria, característica da atuação da Apex-Brasil desde a sua criação, por meio de projetos de promoção de exportações firmados com entidades setoriais, federações de indústria, Sebrae, CNI, governos estaduais e municipais, entre outros. Inicialmente por meio de consórcios de exportação e associações empresariais em arranjos produtivos locais de todo o Brasil, e hoje por meio do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex), a Apex-Brasil auxiliou inúmeras empresas iniciantes a desvendar o processo de internacionalização.
Novo convênio
Durante o evento foi assinado um convênio entre a Apex-Brasil com a Fundação Getúlio Vargas/Centro de Estudos em Sustentabilidade para a execução do projeto Empresas Inovadoras e Sustentáveis nas Cadeias Globais de Valor. O projeto tem dois objetivos: criar bases para a inovação no modelo de exportação de empresas brasileiras de pequeno e médio porte em seu processo de internacionalização, e posicionar produtos e serviços com atributos de sustentabilidade junto a mercados compradores estrangeiros.
Fonte:
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
02/12/2013 12:52
Artigos Relacionados
Exportação de vinhos de projeto da Apex-Brasil cresce 40% no primeiro semestre
Apex apresenta em Londres as oportunidades de negócios no Brasil
Apex-Brasil apresenta oportunidades de negócios em Angola a empresários brasileiros
CCT apresenta relatório do primeiro semestre de 2011
Demóstenes apresenta nesta quarta primeiro relatório parcial
Serviço Florestal Brasileiro apresenta seu primeiro relatório sobre gestão de florestas públicas