Apex mostra balanço de projeto para exportadoras de micro, pequeno e médio porte no RS
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) divulga, nesta sexta-feira (2), em seu estande na 34ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agrícolas (Expointer), em Esteio (RS), os resultados do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex) no Rio Grande do Sul. O Peiex é um projeto de capacitação para empresas com potencial de exportação que tem por objetivo incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora das empresas de micro, pequeno e médio portes. Nesse sentido, o programa oferece soluções para problemas técnico-gerenciais e tecnológicos, qualificando as indústrias iniciantes em comércio exterior e, assim, ampliando seu potencial para atuação no mercado internacional.
O coordenador do Peiex, Tiago Terra, vai apresentar o projeto para os empresários gaúchos interessados em entrar no mercado internacional. De acordo com o coordenador, entre os benefícios para as empresas estão o acesso ao conhecimento transmitido pelos técnicos extensionistas e a implantação de melhorias indicadas por eles. “Após o trabalho de análise feito pela equipe do Peiex, a empresa torna-se apta a conquistar novos mercados”, afirma.
No Rio Grande do Sul, são atendidas atualmente pelo Peiex 2.785 empresas (pelos núcleos operacionais de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Taquara, Ijuí, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Caxias e Erechim), sendo que 10% desse total já realizaram vendas para mercados como Estados Unidos e Alemanha. Até julho de 2011, o valor total exportado por essas empresas já atingiu US$ 96 milhões. O índice de satisfação dos empresários gaúchos atendidos pelo programa está hoje em 95,1%.
A Apex-Brasil promoveu, no Rio Grande do Sul, o Programa Primeira Exportação (PPE), desenvolvido no âmbito do Projeto Wines of Brasil - parceria da agência com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e que teve adesão de dez empresas do setor vinícola. Juntamente com os serviços oferecidos normalmente pelo Peiex, o PPE promoveu ações de imagem, oficinas sobre tendências de mercado e degustações culturais, dentre outras.
Graças ao trabalho desenvolvido e aos resultados alcançados com o Peiex, a Apex-Brasil recebeu o prêmio de melhor agência de promoção comercial do mundo, entre os países em desenvolvimento (TPO Network Awards), concedido pelo International Trade Centre (ITC), agência da Organização das Nações Unidas responsável por ajudar países a alcançar desenvolvimento humano por meio de exportações.
Fonte:
Apex-Brasil
02/09/2011 11:44
Artigos Relacionados
CCJ analisa projeto que cria a Secretaria Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte
Apex-Brasil e CNI renovam convênio de apoio a empresas exportadoras
Apex-Brasil e CNI renovam convênio de apoio a empresas exportadoras
IPT: Tecnologia, ferramenta de competitividade para micro e pequeno empresário
IPT: Tecnologia, ferramenta de competitividade para micro e pequeno empresário
Dilma destaca importância do micro e pequeno empreendedor para o país