Apicultura reforça renda de agricultores no semiárido baiano



A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) doou Kits de irrigação e de apicultura para agricultores familiares do Médio São Francisco. Os materiais vão ajudar agricultores a continuarem o cultivo mesmo em época de estiagem. 

Os kits de apicultura contemplam 160 colmeias padrão langstroth, 20 macacões apícolas, 20 pares de botas e 20 garfos desoperculadores. A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária, por meio do apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APL’s), com investimento de R$ 28,5 mil.

Os kits de irrigação, por seu turno, integram as ações do Plano Brasil sem Miséria, e os recursos são oriundos da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), do Ministério da Integração Nacional (MI). Até o final desse ano, 250 kits de irrigação serão entregues a agricultores familiares de municípios da área de atuação da 2ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, que tem sede em Bom Jesus da Lapa (BA), representando um investimento de cerca de R$ 137,5 mil.

Geração de emprego e renda

“O maior benefício desta ação é conseguir uma ocupação e uma renda para as mulheres daqui, que não têm oportunidade. Antes, ganhavam dinheiro com o algodão, mas agora não tem mais plantações de algodão por aqui, então elas ficavam com muito pouca oportunidade de emprego. Isso vai causar uma mudança muito grande no local”, diz Eduvirgem Valentim, vice-presidente da Adecosi, associação beneficiada com os kits de irrigação.

Na comunidade de Fazenda Sítio de Janoca, os beneficiados planejam plantar cebola, alface, coentro, pimentão, beterraba, quiabo, abobrinha, entre outros. “Esse é um projeto de suma importância para a localidade. Estou bastante otimista em melhorar as condições de vida de todos. Esses kits vão trazer os benefícios tanto para a alimentação da comunidade, que vai ser mais saudável, livre de agrotóxicos, quanto para a geração de renda”, diz o secretário da Associação, Moisés Pereira.

“Fiquei muito feliz. Esses kits vão nos trazer muita coisa boa. Só em poder trabalhar com alegria, sabendo que teremos essa recompensa com as vendas, é uma felicidade só. Já temos até a intenção de vender nossos produtos para as escolas da região, para a merenda escolar”, afirma Maria Aparecida dos Santos, uma das moradoras beneficiadas.