Aplicativo para celular auxilia no diagnóstico da dengue
Ferramenta desenvolvida pela Universidade Aberta do SUS orienta médicos no tratamento e diagnóstico dos pacientes de maneira customizada
A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) lançou no último dia 10 de dezembro, em Porto Alegre (RS), aplicativo para smartphones e tablets que auxilia no diagnóstico e tratamento da dengue. O aplicativo “UNA-SUS Dengue” é um complemento do Curso de Atualização do Manejo Clínico da Dengue e foi desenvolvido pela equipe UNA-SUS da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
O aplicativo funciona como uma calculadora que considera idade, sexo, peso e os sintomas apresentados pelo paciente. Com ele, médicos poderão fazer a definição automática da conduta a ser adotada de acordo com as características fisiológicas e sintomas de cada um.
“Com o aplicativo, é possível ainda calcular a reposição de líquidos de maneira customizada e fazer a descrição das características que classificam os pacientes nos grupos de risco da Dengue”, explica Alessandra Dahmer, Profª Drª em Informática da UFCSPA e uma das responsáveis pelo projeto.
Compatível com as plataformas Android, iPhone e iPad, o “UNA-SUS Dengue” tem download gratuito e apresenta também uma sessão de dicas relacionadas ao tratamento e prevenção da doença. “Essa ferramenta permite que os médicos apliquem os protocolos atuais de manejo da Dengue, presentes também no curso autoinstrucional, lançado em maio deste ano”, complementa Alessandra.
- Casos graves de dengue no País caem 78% nos últimos dois anos
- Distrito Federal e mais 11 estados receberão R$ 3,6 mi para controle das zoonoses
- Aberta seleção de pesquisa para melhorar assistência ao usuário do SUS
11/12/2012 14:15
Artigos Relacionados
Aplicativo para celular facilita entrada de brasileiros na Alfândega
Alunos da Unesp desenvolvem aplicativo para tablet e celular
Campanha de trânsito para carnaval divulga aplicativo de celular que localiza pontos de táxi
Metodologia auxilia no diagnóstico da mobilidade nas cidades
USP: Programa auxilia diagnóstico dos efeitos de problemas neurológicos
Dia Mundial do Meio Ambiente: Aplicativo auxilia visitantes interessados em conhecer os parques estaduais