Aposentadoria especial para garçons passa na CAS



Foi aprovado, nesta quarta-feira (30), pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), projeto de lei complementar que assegura a concessão de aposentadoria especial a garçons após 25 anos de trabalho A proposta é do senador Gim Argello (PTB-DF) e agora segue para votação em Plenário.

VEJA MAIS

Além de garçons, o projeto (PLS 652/2011) beneficia trabalhadores que atuem nas funções de maître, cozinheiro de bar ou de restaurante e confeiteiro. Para isso, a proposta altera a lei de planos e benefícios da Previdência Social (Lei 8.212/1991) para instituir contribuição adicional de 1% para as empresas cuja atividade preponderante tenha relação direta com a área.

Ao justificar a proposta, o senador Gim Argello disse que profissionais que atuam em bares e restaurantes são submetidos a condições prejudiciais à saúde como a necessidade de permanecer em pé durante longos períodos e a exposição a forte variação de temperatura, em câmaras frigoríficas ou próximos a fogões e fornos, por exemplo. Isso, argumentou o autor, justifica a concessão do benefício.

O relator da matéria, senador Vicentinho Alves (PR-TO), ressaltou que o aumento da contribuição previdenciária devida pelo empresário, tende a ser repassado ao cliente, que poderá retribuir à qualidade dos serviços recebidos nesses estabelecimentos.



30/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário aprova aposentadoria especial para garçons

PEC dos Jornalistas e aposentadoria especial para garçons devem ser votadas em agosto

Aposentadoria especial para pessoas com deficiência passa na CAE

CAS aprova aposentadoria especial para pescadores

PEC concede aposentadoria especial para extrativista

CAS aprova aposentadoria especial para garis