Aprovada criação do Quadro de Oficiais de Apoio da Aeronáutica



A criação do Quadro de Oficiais de Apoio da Aeronáutica foi aprovada, nesta quarta-feira (12), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Segundo justificou o Ministério da Defesa, a contratação de profissionais de nível superior nas áreas de saúde, ciências exatas e humanas, infraestrutura e atendimento sanitário vai suprir deficiências geradas pela aposentadoria de militares dessas áreas e redução gradativa do recrutamento de oficiais temporários.

A medida consta de projeto de lei da Câmara (PLC 104/2012), também aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O relator na CCJ, senador José Pimentel (PT-CE), recomendou sua aprovação com apenas uma emenda aprovada na CRE, que resgatou o limite de idade (18 a 32 anos) proposto no projeto original para matrícula dos futuros oficiais de apoio da Aeronáutica no estágio de adaptação.

A exemplo do relator na CRE, senador Anibal Diniz (PT-AC), Pimentel rejeitou emendas que pretendiam criar um quadro especial de suboficiais e sargentos da Aeronáutica.

- A proposta original encaminhada pelo Poder Executivo e a emenda aprovada na CRE obedecem aos requisitos formais, sem afrontar o texto da Constituição. Qualquer alteração em seu texto que vise estender benefícios a outros segmentos, além de desviar do objeto do projeto original, inevitavelmente não pode ser acatado, seja por vício de iniciativa, seja por inadequação financeira - justificou Pimentel.

A matéria segue agora para o Plenário do Senado para votação em regime de urgência.

 

 

 



12/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que cria Quadro de Oficiais de Apoio da Aeronáutica vai a plenário com urgência

Aprovada criação de 13.745 cargos no Comando da Aeronáutica

Aeronáutica abre concurso para 160 vagas de oficiais temporários

Exército Brasileiro comemora Dia do Quadro Complementar de Oficiais

CRE aprova projeto que amplia o quadro de oficiais e praças da Marinha

Expedito Júnior adverte para o esvaziamento do quadro de oficiais do Exército