Aprovada indicação de Agnelo Queiroz para Anvisa



Por 20 votos favoráveis e um contrário, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (19) a indicação de Agnelo Queiroz para o cargo de diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O relator da indicação na CAS foi o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que apresentou voto favorável.

Médico cirurgião da Fundação Hospitalar do Distrito Federal, Agnelo iniciou-se na vida política como deputado distrital na Câmara Legislativa do DF. Ele ainda exerceu três mandatos de deputado federal e ocupou o Ministério do Esporte de 2003 a 2006, quando saiu para concorrer ao Senado, tendo sido derrotado pelo ex-governador e ex-senador Joaquim Roriz.

A maioria dos integrantes da CAS lembrou um discurso proferido pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ), em que revelou que enquanto o Código Civil tem pouco mais de dois mil artigos, uma única norma da Anvisa para regular as farmácias de manipulação tem mais de 1,5 mil artigos.

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) denunciou três funcionários da Anvisa de fazerem lobby para empresas multinacionais fabricantes de defensivos agrícolas, impedindo o registro de produtos genéricos nessa área. O senador Flávio Arns (PT-PR) apresentou requerimento para que os funcionários sejam convocados para dar explicação na CAS, bem como os empresários que se julgam prejudicados com a ação deles na Anvisa.

Agnelo apoiou o encaminhamento dado por Arns à denúncia e se comprometeu a apresentar o assunto na primeira reunião de que participar, bem como estudá-lo em profundidade. Ele também disse que pretende examinar todas as críticas "com muita abertura" e manter um canal de diálogo permanente com o Congresso Nacional.

19/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agnelo Queiroz chega para depoimento

Aprovada indicação de Dirceu Barbano para Anvisa

Para Wellington Dias e Agnelo Queiroz, Dilma vai superar desafios

Rollemberg critica governo de Agnelo Queiroz e cobra plano de desenvolvimento para o DF

Rollemberg diz que DF está abandonado e cobra explicações de Agnelo Queiroz

Cristovam pede que PT analise denúncia contra Agnelo Queiroz