Aprovada proposta de voto de censura ao Parlamento Europeu pela aprovação da nova lei de imigração



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (6) parecer favorável do senador José Nery (PSOL-PA) a requerimento do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) que pede ao Senado a apresentação de voto de censura ao Parlamento Europeu "por sua decisão de criminalizar os imigrantes não-documentados, ao aprovar a nova lei de imigração que permite a detenção de imigrantes 'ilegais' por até 18 meses".

Na opinião dos senadores, a decisão do Parlamento Europeu não está de acordo com os tratados e as convenções internacionais relativos à proteção dos direitos humanos, ratificados pelo Brasil e por quase todos os países da Europa.

Haiti

A CE também aprovou requerimento de José Nery para realização de audiência pública sobre a presença das tropas brasileiras no Haiti. Entre os convidados para o debate, o autor sugere o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, representantes da embaixada do Haiti no Brasil e de entidades que defendem os direitos humanos naquele país, além de Adolfo Pérez Esquivel, detentor do prêmio Nobel da Paz.

Também foi aprovado voto favorável do senador Mão Santa (PMDB-PI) a requerimento apresentado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP) para que seja inserido em ata voto de congratulações pela participação brasileira nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Pequim - 2008 e pela realização dos jogos pela República Popular da China.

Na mesma reunião, a CRE decidiu ainda pela aprovação do projeto de decreto legislativo que trata de acordo entre o Brasil e a Alemanha sobre o "Estatuto de Instituições Culturais e seus Técnicos Enviados". O texto foi celebrado em Berlim, em junho de 2005.

Na presidência da reunião, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu a aprovação com urgência, pelo Plenário, da proposta de emenda à Constituição (PEC 05/05) de sua autoria que defende a instituição de circunscrições eleitorais especiais para a eleição, pelo sistema majoritário, de representantes dos brasileiros residentes no exterior. A PEC já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ)



06/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamento do Mercosul aprova repúdio à nova política de imigração européia

CRE aprova voto de repúdio contra a nova lei de imigração da União Européia

Aprovada nova estrutura organizacional do Parlamento

CPI da Espionagem terá videoconferência com Parlamento Europeu

CPI da Espionagem troca informações com Parlamento Europeu

Presidente de parlamento europeu visita Assembléia